Gabrielzinho se despede das Paralimpíadas com três medalhas de ouro

Por Redação

Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, encerra participação histórica nas Paralimpíadas de Paris. Foto: Reprodução / Brasil Paralímpico.

O nadador brasileiro Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, encerrou sua participação nas Paralimpíadas de Paris nesta sexta-feira (6).

O brasileiro de 22 anos foi eliminado na fase classificatória dos 50 metros livre da classe S3 – destinada a atletas que possuem menor grau de comprometimento físico-motor que a dele (S2).

Veja também
+ Brasil enfrenta a pior seca de sua história – e ainda não acabou
+ Raygun não nos deve desculpas por sua performance no breaking olímpico
+ As mulheres que você precisa assistir no Rocky Spirit online, de protagonistas a diretoras

O nadador mineiro cravou o tempo de 52.94 e ficou na quinta colocação e, consequentemente, não avançou à final.

Dessa forma, o paratleta deixa Paris com uma performance histórica e três medalhas de ouro: nos 50 e 100 metros costas e nos 200 metros livres.

Ele, que encantou o povo francês com seu carisma e foi porta-bandeira da delegação brasileira, também levou R$ 750 mil em premiações.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por sportv (@sportv)

“Estou muito feliz com os resultados. Os tempos feitos foram sensacionais, me surpreenderam positivamente. Fico emocionado, é uma honra representar todo o Brasil. Só tenho a agradecer por tudo que aconteceu aqui em Paris. Tanto o carinho dos brasileiros quanto o dos franceses”, disse Gabrielzinho ao jornal Tribuna de Minas, antes da última disputa.

No último ciclo paralímpico, Gabrielzinho se destacou também em mundiais de natação, conquistando três medalhas do ouro no Mundial de Manchester 2023: nos 50m costas, 100m costas e nos 200m livre; e outras três medalhas douradas no Mundial da Ilha da Madeira 2022, nos 100m costas, 50m costas e 200m livre.

Gabriel tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas, e conheceu a natação por meio de um professor de Educação Física da escola onde estudava, nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).

Nos próximos dois dias, Gabrielzinho irá curtir a capital francesa e acompanhar outras provas. Ele desembarca em Juiz de Fora, cidade onde vive, na próxima terça-feira (10) com o técnico Fábio Antunes. No dia 14, vai para Corinto, no interior do estado, passar férias com os familiares.