Atleta olímpica de Uganda, Rebecca Cheptegei faleceu em um hospital no Quênia após sofrer queimaduras em 80% do corpo devido a um ataque do seu ex-namorado no último domingo (1).
Aos 33 anos, Cheptegei estava recebendo tratamento no Hospital de Ensino e Referência Moi, na cidade de Eldoret. Um porta-voz do local, Owen Menach, confirmou sua morte nesta quinta-feira (5).
Veja também
+ Por que os anéis olímpicos na Torre Eiffel estão causando polêmica?
+ Setembro Vermelho liga alerta para cuidados com a saúde cardiovascular
+ Risco de incêndio fecha parques e unidades de conservação em SP
Donald Rukare, presidente do Comitê Olímpico de Uganda, escreveu: “Recebemos a triste notícia do falecimento de nossa atleta olímpica Rebecca Cheptegei após um ataque brutal por parte de seu ex-namorado. Que sua alma gentil descanse em paz e condenamos fortemente a violência contra as mulheres. Este foi um ato covarde e insensato que resultou na perda de uma grande atleta. Seu legado continuará a perdurar.”
O comandante da polícia do condado de Trans-Nzoia, Jeremiah ole Kosiom, afirmou na segunda-feira que o parceiro de Cheptegei, Dickson Ndiema, comprou um recipiente de gasolina, derramou sobre ela e a incendiou.
“O casal foi ouvido discutindo do lado de fora da casa. Durante a briga, o namorado foi visto derramando um líquido na mulher antes de incendiá-la”, contou Kosiom ao jornal The Standard, do Quênia. “O suspeito também foi atingido pelo fogo e sofreu queimaduras graves.” Ndiema estava sendo tratado no mesmo hospital que Cheptegei.
Os pais de Cheptegei disseram que a filha comprou terras em Trans-Nzoia para ficar próxima aos muitos centros de treinamento atlético do país. Um relatório apresentado pelo chefe de polícia local afirma que o casal foi ouvido brigando sobre o terreno onde a casa foi construída antes do incêndio começar.
No mês passado, Cheptegei terminou em 44º lugar na maratona das Olimpíadas de Paris, e ficou em 14º lugar na mesma prova no campeonato mundial do ano passado, em Budapeste.
Em 2022, ela venceu o World Mountain and Trail Running Championships, na Tailândia.