Sul-africano Alan Hatherly é o novo campeão mundial de MTB

Por Redação

Alan Hatherly leva a melhor no XCO em Andorra. Foto: SWPix.

O sul-africano Alan Hatherly conquistou o primeiro título mundial da carreira, no último final de semana, no UCI MTB World Championships, em Andorra.

Hatherly, de 28 anos, levou a melhor no cross-country (XCO) com uma vantagem de 22 segundos sobre o francês Victor Koretzky, segundo colocado.

O britânico Tom Pidcock, que defendia o título da prova, terminou a disputa em terceiro, a 39 segundos atrás do líder.

Veja também
+ Vincent Bouillard e Katie Schide reinam na UTMB em Chamonix
+ Henrique Avancini compartilha as reflexões de sua jornada no Caminho da Fé
+ Incêndios no Pantanal já consumiram este ano mais de 15% do bioma

O Brasil contou com três representantes na prova: Gustavo Xavier ficou em 43º, Luiz Cocuzzi foi o 50º, enquanto Ulan Galinski terminou no 52º lugar.

Na final, após um início lento e uma recuperação gradual nas voltas iniciais, Hatherly fez sua jogada após a metade da prova, trazendo Koretzky com ele na liderança e se distanciando de Pidcock.

A dupla se afastou na frente, buscando abrir uma diferença que garantisse a vitória, mas Pidcock tinha outros planos. O atual campeão partiu em perseguição e ganhou terreno.

Mas o esforço do britânico acabou sendo em vão e ele não teve força suficiente para alcançar os líderes. A camisa arco-íris ficou nas mãos de Hatherly e Koretzky, que disputaram lado a lado nos metros finais da corrida.

“Não consigo descrever essa performance em palavras ainda. Estou muito emocionado”, disse Hatherly logo após a conquista inédita.

“Estava com boas pernas, mas vencer aqui… Um sonho realizado. Também coloquei muita pressão em mim mesmo. Sabia que tinha uma boa chance. Estou tão feliz por mim, por minha equipe e por meu país. As cores do arco-íris estarão agora nas minhas mangas para sempre. Mal posso esperar para competir com ela”, disse.

No feminino, a vitória ficou com a holandesa Puck Pieterse, que aos 22 anos também conquistou o primeiro título mundial da carreira. Pelo Brasil, Karen Olímpio terminou na 48ª posição, enquanto Hercilia Najara foi a 57ª.

Resultados:

Results powered by FirstCycling.com

Results powered by FirstCycling.com