As aventuras da Trans Dinarica, rota de bike que conecta 8 países da Europa

Por Delilah Friedler*

trans dinarica
A Trans Dinarica, nos Balcãs Ocidentais, foi projetada para levar os viajantes para fora dos roteiros comuns da Europa. Foto: Divulgação / Visit GoodPlace.

A construção dos últimos segmentos da Rota Ciclística Trans Dinarica, ligando oito países dos Bálcãs, está chegando ao fim.

Todos os 2 mil km estão previstos para estar totalmente conectados até o fim deste ano, oferecendo novas oportunidades para visitar parques nacionais e locais de patrimônio em toda essa região pouco visitada.

Veja também
+ Um guia para você se aventurar na Serra do Roncador, paraíso do Cerrado brasileiro
+ Rocky Spirit 2024: 5 filmes de montanhismo em destaque no festival
+ O que torna a UTMB tão desafiadora? Depende para quem você pergunta

A ideia da Trans Dinarica surgiu em 2016, quando três operadoras de turismo se juntaram para criar um corredor entre os Balcãs Ocidentais, muitas vezes esquecidos pelos turistas.

A meta da rota é atravessar todos os países da região: Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Albânia, Kosovo, Sérvia e Macedônia.

AVENTURAS DE LÁ

Nascida de anos de colaboração, a Trans Dinarica foi projetada para levar os viajantes fora do caminho comum, por florestas de contos de fadas e pequenas aldeias entre o Vale do Soca, na Eslovênia, na fronteira com a Itália, e o Lago Ohrid, um Patrimônio Mundial da UNESCO na fronteira entre Albânia e Macedônia do Norte.

Se você quiser fazer por conta própria, planeje enviar sua bicicleta e se prepare para percorrer entre 40 e 65 km por dia, com elevações variando de 500m a 900m, diz Jan Klavora, um dos idealizadores do projeto.

Paradas sugeridas incluem uma estadia no Hisa Franko em Kobarid, Eslovênia, cujo restaurante com estrela Michelin serve refeições da fazenda à mesa; Rijeka, Croácia, onde você pode saborear peixes frescos ao lado do Mar Adriático; e o Lago Skadar, Montenegro, lar de abundantes carpas e enguias e alguns dos últimos pelicanos da Europa.

Foto: Divulgação / Visit GoodPlace.

Também há desvios fáceis para parques nacionais como o Durmitor, de Montenegro, e o Tara, da Sérvia, ambos nos Alpes Dináricos.

Quer ajuda para planejar? A Visit GoodPlace, sediada em Liubliana, lidera um tour gourmet de comida e ciclismo de nove dias e um tour de mountain bike de 15 dias pela Eslovênia e Croácia.

Ou reserve a travessia de mountain bike de alta montanha de oito dias da Green Visions, sediada em Sarajevo, pela Bósnia e Herzegovina. Para voos econômicos para a região, confira as rotas da Ryanair para Croácia e Albânia.

DICA LOCAL

Bojan Senkinc, um guia croata da Promotiv Travel Outdoor, recomenda explorar as Montanhas Velebit, famosas por seus penhascos, cavernas e panoramas do Adriático.

A Trans Dinarica passa pelo Velebit, onde esforços recentes de reflorestamento fortaleceram populações de veados-vermelhos, lobos, linces e outros animais selvagens da região.

*Trecho retirado da matéria “Além do Horizonte”, publicada na revista Go Outside 182.