Adeus, Paris! Como foi o último fim de semana de Olimpíadas para o Brasil

Por Redação*

Ana Paula Vergutz na canoagem velocidade das Olimpíadas de Paris 2024
Ana Paula Vergutz na canoagem velocidade. Foto: Miriam Jeske/COB

Depois de três semanas de muitas emoções, chegaram ao fim as Olimpíadas de Paris 2024. No último fim de semana de competição, o Brasil só teve representantes na canoagem velocidade nas modalidades outdoor.

+ Homem é preso após escalar Torre Eiffel antes do encerramento das Olimpíadas
+ Holandesa Sifan Hassan leva ouro na maratona e quebra recorde olímpico
+ Medalha olímpica de Gabriel Medina é contestada pela Federação Peruana de Surf

No sábado (10), a brasileira Valdenice Conceição terminou na 13ª colocação geral. Em sua estreia olímpica, a atleta ficou na quinta posição, com o tempo de 46.62.

A participação de Valdenice em Paris 2024 já é um grande feito. A baiana de Iatacaré é a primeira brasileira a competir na canoa nos Jogos Olímpicos em toda história.

“Eu creio que a gente esteve no caminho certo. E muito feliz por estar representando o Brasil, representando a Bahia, representando a minha cidade, representando todos os que estavam torcendo por mim”, disse Valdenice.

“Eu consegui chegar em Paris e estou muito orgulhosa e mostrar para as outras, né, que a gente não pode desistir do nosso sonho e independente do resultado de estar na final, medalha ou não, a gente tem que lutar pelo o nosso sonho e era a minha vontade de estar representando o Brasil e eu consegui, e com certeza todas elas podem conseguir também”.

Já Ana Paula Vergutz, em sua segunda participação olímpica, se despediu de Paris 2024 com a oitava colocação nas semifinais do K1 500m.

A brasileira fechou a prova com o tempo de 1min54s19. Somente as seis primeiras avançavam para as finais A, B e C. A vencedora da bateria foi a búlgara Alida Dora Gazso, com 1min49s76.

A semifinal olímpica foi um resultado valorizado pela atleta de Cascavel (PR), que também destacou a importância da presença feminina na canoagem velocidade do Brasil nos Jogos de Paris.

“Vamos tentar fortalecer o caiaque feminino no Brasil pra gente ter melhores representantes futuramente. Acredito que com a nossa participação, a gente consegue colocar mais visibilidade no caiaque feminino e tentar incentivar os clubes a trabalharem com caiaque feminino e fazer um trabalho certinho. Eu acredito que assim futuramente a gente consiga colocar um K2 ou um um K4 nos Jogos Olímpicos e representar bem o país”, observou Ana Paula.

Balanço final do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024

O Brasil conquistou 20 medalhas nessa edição das Olimpíadas, sendo três de ouro, sete de prata e 10 de bronze. Das 20, cinco medalhas foram dos esportes outdoor:

  • Tatiana Weston-Webb | Surfe (prata)
  • Isaquias Queiroz | Canoagem velocidade | C1 1000m (prata)
  • Rayssa Leal | Skate Street (bronze)
  • Gabriel Medina | Surfe (bronze)
  • Augusto Akio | Skate Park (bronze)
Esta foi a segunda melhor campanha brasileira da história, superando o desempenho na Rio 2016 no número total de medalhas, atrás apenas de Tóquio 2020. Além disso, o país se confirmou no top-20 no número de ouros, e top-15 no quadro de medalhas. Uma das provas da consolidação do país no bloco das principais potências olímpicas.

 

*Com COB/Divulgação