O britânico Toby Roberts, de apenas 19 anos, é o grande vencedor da escalada combinada (boulder + guiada) das Olimpíadas de Paris.
Em uma final de tirar o fôlego, Roberts desbancou o japonês Sorato Anraku, 17 anos, que até então era considerado o favorito para levar o ouro.
Veja também
+ Isaquias Queiroz leva a prata e entra para seleta lista de lendas do esporte brasileiro
+ Cachorrão abandona maratona aquática no Sena; Hungria leva o ouro
+ IA ganha espaço nas Olimpíadas com novas tecnologias de desempenho e segurança
O público mais uma vez encheu a arena de Le Bourget nesta sexta-feira (9). Anraku foi o último a competir e ficou apenas um pouco abaixo da agarra que precisava para o título.
A queda prematura do japonês na guiada acabou confirmando a vitória de Roberts, que se tornou o primeiro campeão olímpico da modalidade novata nos Jogos.
“Para ser honesto, eu literalmente não tenho palavras. Não achei que isso ia se concretizar”, disse o britânico.
HISTORY!!! 🥇
Toby Roberts wins Team GB’s first sport climbing medal at an Olympic Games.#Paris2024 pic.twitter.com/PDvXDPH1ln
— Team GB (@TeamGB) August 9, 2024
Questionado sobre o momento em que percebeu que havia vencido, ele disse: “Eu estava feliz com a prata, eu estava lá sentado completamente feliz e então descobrir que ganhei o ouro foi um momento incrível.”
Com um total de 155,2 pontos nos eventos combinados de boulder e guiada, Roberts ultrapassou os 145,4 de Anraku. O veterano escalador austríaco Jakob Schubert ficou com o bronze, com 139,6.
A escalada esportiva está fazendo sua segunda aparição olímpica, mas Paris 2024 marca a primeira em que o evento combinado de boulder + guiada foi separado da velocidade, como é o padrão para o esporte.
Ver essa foto no Instagram
No boulder, os atletas têm um limite de tempo para negociar quatro “problemas” em uma parede de 4,5 metros de altura, ganhando pontos nas agarras com maior pontuação que conseguem. Na guiada, eles buscam escalar uma parede de 15 metros o mais alto possível em uma única tentativa.
O dia havia começado bem para Anraku, que imediatamente impressionou o público ao conseguir 25 pontos perfeitos no primeiro dos quatro problemas de boulder.
Mas, depois de completar seu segundo problema, o campo parecia mais nivelado à medida que o jovem de 17 anos falhou em resolver os dois últimos. No final da rodada, o norte-americano Colin Duffy o seguia por apenas um ponto, com Roberts não muito atrás.
“Minha escalada em boulder na seção intermediária foi um desastre”, disse Anraku. “Tive uma performance medíocre tanto no boulder quanto na guiada, então estou bastante decepcionado.”
Os únicos dois adolescentes finalistas subiram ao pódio, mas Schubert provou que eles ainda têm uma longa carreira pela frente ao ganhar seu segundo bronze olímpico, aos 33 anos, o mais velho dos oito finalistas.
Ele e o checo Adam Ondra, 31 anos, marcaram mais pontos na guiada, ambos quase completando a parede e sendo ovacionados de pé do público.
“Ele é incrivelmente forte”, disse Roberts sobre Schubert, seu herói da escalada. “Não tenho dúvidas de que o veremos em LA.”
Neste sábado (10), a partir das 5 horas (de Brasília) acontecem as finais da categoria feminina, com a eslovena Janja Garnbret favorita para conquistar o bicampeonato olímpico.
A escalada esportiva é transmitida ao vivo no Brasil via streaming pelo Paris 2024, o aplicativo oficial das Olimpíadas.
Também há a possibilidade de transmissão das finais no SporTV e CazéTV, as emissoras oficiais dos Jogos no Brasil.
Programação da Escalada Esportiva em Paris 2024
Horário de Brasília*
10 de agosto de 2024, sábado
5:15 – Feminino Boulder e Lead – Final Boulder
7:28 – Feminino Boulder e Lead – Final Lead