Um teste para permitir que os atletas olímpicos se familiarizassem com o percurso da maratona aquática foi cancelado nesta terça-feira (6) devido a preocupações com a qualidade da água no Rio Sena, em Paris.
A porta-voz dos Jogos de Paris 2024, Anne Descamps, confirmou que a decisão de cancelar o teste foi tomada pela World Aquatics.
Veja também
+ O seu guia para a maratona aquática em Paris 2024
+ Paris 2024: atletismo, caiaque cross e vela; confira resumo da segunda-feira
+ Skate Park em Paris 2024: saiba quais as chances de medalha para o Brasil
De acordo com a federação, os dados colhidos na análise laboratorial não cumpriram os padrões aceitáveis.
“Após a reunião diária de situação desta manhã entre Ville de Paris, Paris 2024 e World Aquatics, foi decidido que a sessão de familiarização que aconteceria hoje, 6 de agosto de 2024, foi cancelada”, diz o comunicado.
O cancelamento ocorre um dia após a realização do evento de revezamento misto do triathlon no rio que atravessa o centro da capital francesa.
Mas a parte do Sena onde os triatletas nadaram é muito mais curta do que o percurso para a maratona aquática, que tem provas agendadas para esta quinta e sexta-feira.
De acordo com informações divulgadas pelo GE, caso as condições não melhorem, a organização de Paris 2024 trabalha com a possibilidade de tirar a maratona aquática do Rio Sena e levar para o mesmo local onde estão sendo realizadas as provas de canoagem.
A nadadora brasileira Ana Marcela Cunha é a atual campeã olímpica da modalidade e defende a medalha de ouro em Paris. No masculino, o título pertence ao alemão Florian Wellbrock.