Bélgica desiste do triathlon depois de atleta ser internada com bactéria em Paris

Por Redação

triathlon
Foto: Shutterstock.

A equipe da Bélgica anunciou que desistiu de disputar a prova de revezamento misto do triathlon de Paris 2024 depois que uma de suas atletas, Claire Michel, ficou doente, afirmou o Comitê Olímpico Nacional em um comunicado.

O comunicado da entidade não especificou a doença de Michel, que foi relatada dias após ela ter nadado no Rio Sena durante a competição de triathlon feminino na última quarta-feira.

Veja também
+ Brasil termina em 8º na disputa por equipes do triathlon; Alemanha leva o ouro
+ Ana Sátila é destaque brasileiro do domingo em Paris; confira resumo das competições
+ Kristen Faulkner desbanca favoritas e fatura o ouro no ciclismo de estrada

“O BOIC e o triathlon Belga infelizmente devem anunciar que os ‘Martelos Belgas’ não participarão do revezamento misto nos Jogos Olímpicos de Paris amanhã. A decisão, assim como esta comunicação, foi tomada em consulta com os atletas e seus acompanhantes”, dizia o comunicado.

“Claire Michel, uma integrante do revezamento, infelizmente está doente e deve se retirar da competição.”

Michel terminou em 38º lugar na competição feminina de triathlon na quarta-feira.

O comunicado também continha palavras contundentes que pareciam ser dirigidas aos organizadores: “O COIB e o triathlon Belga esperam que lições sejam aprendidas para futuras competições de triathlon nos Jogos Olímpicos, como garantir dias de treinamento, dias de competição e o formato da competição, que deve ser esclarecido com antecedência e garantir que não haja incerteza para os atletas e equipe de apoio.”

Enquanto isso, a equipe suíça teve que substituir Adrien Briffod, que teve que se retirar devido a uma infecção gastrointestinal. Simon Westermann o substituirá.

O Chefe Médico Olímpico Suíço, Hanspeter Betschart, observou que não está claro se a infecção de Briffod está relacionada à qualidade da água do Sena.

“Uma pesquisa com meus colegas de outros países até agora não revelou nenhum acúmulo de doenças gastrointestinais entre os atletas que participaram da corrida individual na quarta-feira”, disse Betschart.

Os organizadores dos Jogos Paris 2024 disseram em um comunicado que a qualidade da água no Sena estava em um nível “muito bom” na manhã dos triathlons individuais.

“Paris 2024 deseja lembrar a todos que a saúde e o bem-estar dos atletas são nossa principal prioridade. Com respeito às competições realizadas no Sena, os testes de qualidade da água são realizados diariamente, e a decisão sobre se prosseguir com um evento é tomada pela Federação Internacional de triathlon, em coordenação com Paris 2024, e com base nos resultados e em uma série de critérios (notadamente de saúde)”, dizia o comunicado.

“Amostras de água coletadas no Sena na manhã dos eventos individuais de triathlon mostraram que a qualidade estava em um nível considerado ‘muito bom’ pelos critérios da World Triathlon, de acordo com os resultados analisados e divulgados no dia seguinte”, acrescentou o comunicado.

Revezamento misto de triathlon aconteceu nesta segunda-feira

Apesar das duas doenças, a World Triathlon e Paris 2024 disseram em um comunicado de domingo que o revezamento misto de triathlon de segunda-feira prosseguiu conforme planejado, afirmando que a qualidade da água no Sena melhorou nas últimas horas.

“Os resultados mais recentes da análise confirmam que a qualidade da água do Sena no local do triathlon melhorou nas últimas horas, e análises prospectivas indicam que a qualidade da água estará dentro dos limites aceitáveis pela World Triathlon. Como resultado, a World Triathlon tomou a decisão esta noite de continuar com a competição”, dizia o comunicado.

O Brasil terminou a disputa em oitavo, enquanto a Alemanha conquistou o ouro, com tempo total de 1h25m39s, com direito a um sprint e uma ultrapassagem nos metros finais da corrida. EUA e Grã-Bretanha completaram o pódio em segundo e terceiro, respectivamente.