A organização dos Jogos Olímpicos cancelou parte do treinamento de triathlon, neste sábado (3), no Rio Sena, devido à preocupação de que a forte chuva tenha tornado a água poluída para natação.
Em um comunicado, os organizadores dos Jogos Paris 2024 anunciaram que apenas os segmentos de corrida e ciclismo do treinamento da prova de revezamento misto de triathlon vão acontecer.
Veja também
+ Paris 2024: caiaque cross, atletismo e vela; confira resumo da sexta-feira
+ Pepê Gonçalves e Ana Sátila mandam bem na estreia do caiaque cross em Paris
+ Quer assistir à escalada nas Olimpíadas de Paris? Saiba como
A decisão foi tomada devido à “forte chuva das últimas duas noites, que foi particularmente intensa na região de Paris, e à expectativa da queda na qualidade da água como resultado.”
As autoridades francesas investiram quase R$ 8 bilhões para limpar o Sena, incluindo novas instalações de tratamento e armazenamento de água em Paris e arredores.
No entanto, as chuvas fortes ainda podem sobrecarregar os drenos subterrâneos e o sistema de esgoto da cidade, causando a liberação de esgoto não tratado no rio.
A limpeza da água tem sido uma questão recorrente nos Jogos de Paris, com a poluição causando um adiamento de 24 horas no triathlon masculino no início desta semana.
As competições masculina e feminina finalmente aconteceram na última quarta-feira (1) após os níveis de poluição serem avaliados positivamente.
O clima durante os Jogos de Paris tem sido altamente imprevisível, variando de ondas de calor a chuvas intensas, como a chuva torrencial que prejudicou a cerimônia de abertura.
A prova de revezamento misto do triathlon está marcada para esta segunda-feira (5), às 3 horas (de Brasília). Em caso de adiamento, a prova será terça-feira. Com triathlon caso as condições melhorem. Não melhorando, acontecerá terça-feira, às 3h (de Brasília), porém com formato de duathlon.
No revezamento misto, competem os quatro representantes do Brasil nos Jogos: além de Djenyfer, Vittoria Rosa, Manoel Messias e Miguel Hidalgo.