Caio Bonfim conquista medalha de prata na marcha atlética em Paris

Por Redação

Foto: Alexandre Loureiro / COB.

Na estreia das provas de atletismo dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o brasileiro Caio Bonfim, de 33 anos, conquistou a medalha de prata nas ruas da capital francesa.

Caio completou os 20 km da marcha atlética desta quinta-feira (1) com o tempo de 1h19min09s, 14 segundos atrás de Brian Daniel Pintado, do Equador, que levou a medalha de ouro.

Veja também
+ Paris 2024: resultados históricos no Triathlon, BMX e canoagem; veja resumo da quarta-feira
+ Como a tecnologia pode estar distorcendo os novos recordes mundiais de pista
+ Brasileiras se recuperam e vão para a regata final da vela, mas sem chance de medalha

Álvaro Martin, da Espanha foi o medalhista de bronze, dois segundos atrás do brasileiro.

O Brasil teve três participantes na prova: Max Batista foi o 28º, com 1h22min16s. Matheus Correa terminou em 39º lugar, com 1h24min25s.

Quarto lugar na Rio 16, Caio vem de família de corredores. Sua mãe era marchadora, e seu pai era o treinador dela. Apesar disso, ele começou tarde no esporte, com apenas 16 anos.

Ele escolheu forçar o ritmo no começo, puxando o ritmo do pelotão. Caio passou o primeiro quilômetro com seis segundos de vantagem sobre os demais. No segundo quilômetro, o pelotão finalmente o alcançou e o francês Gabriel Bordier assumiu a ponta.

Caio chegou a passar os 10 km na frente, com 40min21s, mas permaneceu sempre dentro do pelotão. Ele ainda recebeu duas punições por perda de contato da perna e precisou fazer uma corrida mais segura para evitar uma punição tardia no fim.

Aos 17 km, o brasileiro estava na liderança, em uma briga acirrada com Brian Daniel Pintado, do Equador, mas acabou cruzando a linha de chegada na segunda posição.

“Jogos Olímpicos não são só essas 20 voltas. É um trabalho, mas o resultado valeu a pena. Eu entreguei o meu melhor todos os dias, todas as voltas, todos os momentos, todos os treinamentos, neste ciclo Olímpico curto de três anos”, comentou Bonfim.

Na disputa feminina da marcha atlética, Érica Sena ficou na 13ª colocação. Viviane Lyra foi a 18ª. Gabriela Souza foi a 36ª .