O escalador André de Jesus Pereira Maradei, de 33 anos, morreu após escorregar em um trecho de alta exposição de trilha no Monumento Natural (Mona) da Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí (SP), na última sexta-feira (26).
De acordo com a Fundação Florestal, que gere a Pedra do Baú, André acessou a trilha regularmente às 13:00 da sexta-feira, com o objetivo de realizar o rapel do Baú pela via da Chresta, acessando a área conhecida como “Colo”. No final da tarde, ao finalizar a atividade de rapel onde há um trecho de alta exposição da trilha, ele escorregou e caiu em um platô.
Segundo Leonardo Rodrigues, escalador que acompanhava André no momento, a vítima carregava uma mochila grande, o que pode ter dificultado o seu equilíbrio. Após cair no platô mais próximo, ele teria escorregado e rolado mais 70 metros.
O Corpo de Bombeiros e a Gestão da Unidade foram acionados logo após o acidente, já que André estava acompanhado de mais dois escaladores que conheceu no caminho, Leonardo e Luiz Cláudio. A equipe do Mona Pedra do Baú afirmou que deu início às atividades de busca por volta das 19:00, acompanhada por outros escaladores regulares.
Uma hora depois, por volta das 20:00, o Corpo de Bombeiros chegou para auxiliar no resgate. Às 21:00, foi confirmada a morte de André.
Durante o sábado (27), as equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Unidade de Conservação e voluntários trabalharam na remoção do corpo da vítima, que ocorreu às 17:20. O corpo foi levado ao IML de São José dos Campos.
Em nota, a Fundação Florestal lamentou a morte de André.