Poluição no Sena: treinos do triathlon e da maratona aquática são cancelados

Por Redação

Natação do triathlon e maratona aquática serão disputados no Rio Sena em Paris. Foto: Helena Petry/COB.

Devido à má qualidade da água, os organizadores de Paris 2024 cancelaram pelo segundo dia consecutivo a sessão de treinos de natação em águas abertas no Rio Sena.

Apesar das chuvas intensas recentes impactarem os níveis de poluição do rio, a organização permanece otimista de que as condições melhorarão a tempo para o triathlon masculino, programado para esta terça-feira (30).

Veja também
+ Como assistir ao melhor dos esportes outdoor nas Olimpíadas
+ O seu guia para a maratona aquática em Paris 2024
+ Rayssa é bronze, Sátila faz história e o surf se impõe: o domingo do Brasil em Paris

Em uma declaração conjunta, os organizadores de Paris 2024 e a World Triathlon disseram que tomaram a decisão de cancelar a sessão de treino de natação de segunda (29) porque “os níveis de qualidade da água… não apresentam garantias suficientes” para permitir que isso ocorra.

O triathlon é o primeiro evento olímpico a ser realizado no Sena, antes da maratona aquática, na segunda semana dos Jogos. Uma sessão de treinos de natação programada para o último domingo também foi cancelada devido aos níveis de poluição.

O triathlon individual masculino está agendado para começar nesta terça-feira, às 3 horas (de Brasília), com o evento individual feminino a ser realizado no mesmo horário de quarta-feira.

A qualidade da água do Sena

Chuvas intensas como as vistas na sexta-feira durante a encharcada cerimônia de abertura dos Jogos sobrecarregam o sistema de esgoto da cidade, levando a descargas de efluentes não tratados no rio.

No entanto, os organizadores de Paris 2024 e a World Triathlon disseram estar “confiantes” de que a qualidade da água melhorará suficientemente antes do início da competição na terça-feira, levando em consideração a previsão do tempo para as próximas 48 horas.

Após as chuvas de sexta-feira e sábado, o sol retornou à capital francesa desde a manhã de domingo.

Devido a uma primavera e início de verão excepcionalmente chuvosos, o Sena vinha falhando consistentemente nos testes de qualidade da água até o início de julho.

Os níveis da bactéria E.coli — um indicador de matéria fecal — eram às vezes 10 vezes superiores aos limites autorizados.

Os organizadores de Paris 2024 têm a capacidade de adiar os eventos de natação ao ar livre por vários dias em caso de chuva.

Como último recurso, disseram que cancelarão a etapa de natação do triatlo e moverão a maratona aquática para Vaires-sur-Marne, no rio Marne, a leste de Paris.

As autoridades francesas investiram 1,4 bilhão de euros (1,5 bilhão de dólares) na última década para limpar o Sena.

Em 17 de julho, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, nadou no Sena junto com o principal organizador de Paris 2024, Tony Estanguet, para demonstrar que o rio estava pronto para as Olimpíadas.