Único representante do Brasil no mountain bike masculino em Paris 2024, o baiano Ulan Galinski terminou na 21ª posição no XCO (cross country olímpico), nesta segunda-feira (29), no percurso da Colina de Elancourt, o ponto mais alto da capital francesa.
A disputa reuniu grandes nomes do MTB mundial, como o britânico Tom Pidcock, que defendia o ouro olímpico, o neozelandês Sam Gaze e os suíços multicampeões Nino Schurter e Mathias Fluckiger.
Veja também
+ Como assistir ao melhor dos esportes outdoor nas Olimpíadas
+ Paris: Ana Sátila é 4ª colocada no caiaque, melhor resultado feminino na história do Brasil
+ O seu guia para a maratona aquática em Paris 2024
E a vitória ficou justamente com Tom Pidcock, agora bicampeão olímpico, que fez um duelo sensacional contra o francês Victor Koretzky na última volta.
Koretzky chegou a liderar boa parte da volta final, mas errou no fim e acabou com a prata, enquanto o sul-africano Alan Hatherly conquistou o bronze.
Ver essa foto no Instagram
Atual campeão mundial da modalidade, Pidcock vinha muito bem até a primeira metade da prova, mas com problemas mecânicos precisou trocar o pneu dianteiro. A partir daí, ele fez uma retomada histórica e ultrapassou um por um até chegar ao topo do pódio olímpico.
Aos 26 anos, Ulan Galinski fez sua estreia olímpica e segue os passos do ídolo e mentor Henrique Avancini, dono da melhor campanha brasileira da história do mountain bike em Jogos Olímpicos, o 13º lugar em Tóquio 2020.
Galinski completou as 16 voltas do circuito em 1h30min55s, 4m33s atrás do líder da prova, e cruzou a linha de chegada em 21º lugar. Protagonizou briga apertada com o italiano Simone Avondetto e o norueguês Knut Roehme pelo top-20, mas não conseguiu a ultrapassagem.
O percurso em Paris teve 4,4 km e um ganho de elevação de 110m.
No MTB feminino, disputado no último domingo (28), a vitória ficou com a francesa Pauline Ferrand-Prévot. A brasileira Raiza Goulão terminou na 28ª posição.
Resultado MTB masculino Paris 2024
1. Tom Pidcock (BRI)
2. Victor Koretzky (FRA)
3. Alan Hatherly (AFR)
4. Luca Braidot (ITA)
5. Mathias Fluckiger (SUI)
6. Riley Amos (EUA)
7. Sam Gaze (NZL)
8. Charlie Aldridge (GBR)
9. Nino Schurter (SUI)
21. Ulan Galinski (BRA)