Como assistir ao melhor dos esportes outdoor nas Olimpíadas

Por Redação

olimpíadas
Rayssa Leal é só alegria após o bronze em Paris. Foto: Reprodução / Time Brasil.

Os Jogos de Paris 2024 apresentam um cardápio recheado de esportes outdoor, desde surf, skate, passando pelo MTB, BMX, até a escalada esportiva. Essas são apenas algumas das modalidades em que estaremos de olho nas Olimpíadas.

Cada evento será televisionado pelas emissoras oficiais das Olimpíadas no Brasil. A Globo, conta com cobertura pela TV aberta, canais a cabo, streaming e plataformas virtuais. Já a CazéTV é a responsável pelas transmissões ao vivo no YouTube e pela plataforma Twitch.

Separamos abaixo um guia para você não perder mais nenhum detalhe dos Jogos de Paris 2024.

Veja também
+ Rayssa vai para a final do street no aperto; Pâmela e Gabi Mazetto ficam de fora
+ Após xingar percurso, Evenepoel é ouro no contrarrelógio de Paris
+ Ciclista francesa sofre queda, bate a cabeça e desmaia em prova

Ciclismo de Estrada

tour france
Foto: Radu Razvan / Shutterstock.

Próximos eventos com medalhas: 3 e 4 de agosto

Os fissurados pelo Tour de France já tiveram um aperitivo dos Jogos – as provas de contrarrelógio individuais, que aconteceram no último sábado, 27 de julho, com a distribuição das medalhas masculinas e femininas.

Já as corridas de estrada ocorrem mais tarde: a masculina é neste sábado, 3 de agosto, e a corrida de estrada feminina é no domingo, 4 de agosto. Ambos os eventos começarão a ser transmitidos cedo: a corrida masculina começa às 6 horas (de Brasília), enquanto a corrida feminina começa às 9 horas (de Brasília).

Surf

Eventos com medalhas: 30 de julho

A competição olímpica de surfe está acontecendo a milhares de quilômetros de Paris, no Tahiti, na famosa Teahupoo, uma das ondas mais pesadas do mundo. As rodadas eliminatórias para homens e mulheres começaram no último sábado, 27 de julho. As rodadas seguintes ocorrem nos dias seguintes, antes das disputas de medalhas, que acontecem nesta terça-feira, 30 de julho, a partir das 14 horas (de Brasília).

MTB

Próximos eventos com medalhas: 3 e 4 de agosto

O mountain bike acontece na Elancourt Hill, um parque a cerca de 40 quilômetros a sudoeste do centro de Paris. A corrida feminina foi realizada no último domingo, 27 de julho, com a brasileira Raiza Goulão terminando na 28ª colocação geral. A corrida masculina acontece nesta segunda-feira, 28 de julho, às 9:10 horas (de Brasília), e nosso representante na pista será o baiano Ulan Galinski.

BMX

Próximos eventos com medalhas: 31 de julho e 2 de agosto

As disputas por medalhas para as competições masculina e feminina do BMX Freestyle serão realizadas no dia 31 de julho, às 8:10 horas (de Brasília). As rodadas finais do BMX Racing rolam no dia 2 de agosto, às 16:50 horas (de Brasília). Nosso representante no BMX Freestyle masculino será Gustavo Batista de Oliveira, mais conhecido como “Bala Loka”. No feminino, a baiana Paôla Reis vai em busca de medalha.

Skate

Próximos eventos com medalhas: 6 e 7 de agosto

Após uma estreia bem-sucedida nos Jogos de 2020 em Tóquio, o skate voltou com tudo ao programa olímpico e o bronze histórico de Rayssa Leal em Paris. As finais de street masculino são nesta segunda-feira, às 12 horas (de Brasília).

Já competição de park será exibida mais tarde nos Jogos; as finais femininas são na terça-feira, 6 de agosto, às 12:30 horas (de Brasília). As finais masculinas de park são na quarta-feira, 7 de agosto, às 12:30 horas (de Brasília).

Triatlo

Eventos com medalhas: 30 de julho, 31 de julho, 5 de agosto

O triatlo individual masculino será transmitido na terça-feira, 30 de julho, às 3 horas da manhã. O triatlo individual feminino será transmitido na quarta-feira, 31 de julho, também às 3 horas (de Brasília). O revezamento em equipe de triatlo ocorrerá na segunda-feira, 5 de agosto, no mesmo horário.

Escalada Esportiva

Eventos com medalhas: 7 de agosto, 8 de agosto, 9 de agosto, 10 de agosto

A escalada esportiva retorna à programação olímpica com uma competição combinada de escalada de dificuldade e boulder, e um evento separado de escalada de velocidade. As finais femininas de escalada de velocidade são na quarta-feira, 7 de agosto, às 7:35 horas (de Brasília) e as finais masculinas são na quinta-feira, 8 de agosto, às 7:35 horas. As finais masculinas combinadas são na sexta-feira, 9 de agosto, às 5:15 horas. Já a final combinada feminina é no sábado, 10 de agosto, às 5:15 horas. O Brasil não tem representantes na disputa.

Canoagem / Caiaque

Ana Sátila fez história ao conquistar o quarto lugar do Caiaque Slalom no último domingo. Foto: Luiza Moraes/COB.

Próximos eventos com medalhas: 29 de julho, 31 de julho, 1 de agosto, 5 de agosto, 8 de agosto, 9 de agosto, 10 de agosto

A disciplina de canoagem abrange os eventos de caiaque cross, bem como corridas mais tradicionais como os sprints de canoa. Entre as rodadas de qualificação e de medalhas, há corridas de remo todos os dias dos Jogos, exceto na sexta-feira, 2 de agosto.

Depois do quarto lugar de Ana Sátila no último domingo, o próximo evento de medalhas é o slalom masculino de canoa, nesta segunda-feira, 29 de julho, às 12:20 horas (de Brasília). As finais femininas de slalom de canoa são na quarta-feira, 31 de julho, às 12:25. O slalom masculino de caaique é na quinta-feira, 1 de agosto, às 12:30 A.M.

Evento mais recente na programação, o caiaque cross tem suas finais na segunda-feira, 5 de agosto, às 10:30. O brasileiro Pepê Gonçalves é um dos favoritos ao título. Os sprints de canoa e caiaque terão suas finais na sexta-feira, 9 de agosto, e no sábado, 10 de agosto, às 8:15 horas.

Windsurf / Kitesurf / Vela

Eventos com Medalhas: 1 e 2 de agosto

O kitesurf faz sua estreia olímpica sob a disciplina de vela, que também abrange o windsurf. As finais de windsurf serão realizadas na sexta-feira, 2 de agosto, às 7 horas (de Brasília). O kitesurf, com os brasileiros Bruno Lobo e Matheus Isaac, terá suas rodadas iniciais de 4 a 7 de agosto, e as corridas de medalhas para homens e mulheres ocorrerão na quinta-feira, 8 de agosto.

Já na vela mais uma vez o destaque será a dupla formada por Martine Grael e Kahena Kunze, atuais bicampeãs olímpicas no skiff feminino (49er FX). As finais da categoria acontecem no dia 1 de agosto, às 10:43 horas (de Brasília).

Natação em Águas Abertas

Eventos com medalhas: 7 e 8 de agosto

Sim, os melhores nadadores de águas abertas vão mergulhar no rio Sena e, com sorte, evitar qualquer bactéria contaminante na via navegável. Com Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut, a corrida feminina de 10 quilômetros em águas abertas será na quarta-feira, 7 de agosto, às 2:30 horas da madrugada (de Brasília). A corrida masculina, com Guilherme Cachorrão, será na quinta-feira, 8 de agosto, no mesmo horário.

Maratona

A tradicional maratona olímpica fechará mais uma vez a programação e a disputa masculina acontece no sábado, 10 de agosto, às 3 horas (de Brasília). A feminina é no mesmo horário no domingo, 11 de agosto. O Brasil não terá representantes na disputa.

Atletismo

O atletismo será disputado entre os dias 1 a 11 de agosto em Paris 2024. As provas acontecem em quatro pontos diferentes da cidade. O Trocadéro será o palco da marcha atlética, enquanto a maratona larga no Hôtel de Ville e passa pelo Les Invalides. Já o famoso Stade de France recebe os outros eventos da modalidade. A programação completa pode ser vista aqui.