As mulheres fizeram a estreia do skate nas Olimpíadas de Paris 2024 neste domingo (28), após a prova masculina ser cancelada devido à chuva no sábado (27). De 22 skatistas, apenas oito poderiam se classificar para a final, que acontece às 12:00 (horário de Brasília) na Arena La Concorde. Rayssa Leal foi a única brasileira a avançar e é uma das favoritas ao pódio na capital francesa.
+ Paris 2024: Medina e Chumbinho nas oitavas; Filipe disputa repescagem
+ Luana Silva avança para as oitavas de final; Tati e Tainá disputam repescagem
Rayssa não começou a prova da melhor forma e chorou após não conseguir boas notas nas suas duas voltas, mas a “Fadinha” mostrou a grande atleta que é e voltou forte para as manobras. A maranhense acabou conquistando a maior nota da história dos Jogos Olímpicos entre as mulheres, com uma manobra de 92.68.
“É um evento muito grande, é muita gente, me deixei levar pelo nervosismo”, disse a maranhense após a fase preliminar.
Rayssa, agora com 16 anos, chega em Paris depois de três anos da sua medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio, quando se tornou um grande fenômeno entre o público brasileiro e mundial.
ESSA MANOBRA, MINHA GENTE, É DIFÍCIL DEMAIS. MONSTRUOSA, NOSSA RAYSSA, NOSSA FADINHA #GlôNasOlimpíadas #Paris2024 #JogosOlímpicos pic.twitter.com/txlIiVolro
— TV Globo 📺 (@tvglobo) July 28, 2024
Já Pâmela Rosa caiu três vezes e somou 205.23, ficando em 16ª posição. Após a prova, a skatista de 25 anos revelou que competiu lesionada, depois de torcer o tornozelo dois dias antes da competição. Ela teve o mesmo problema em Tóquio, quando também competiu com uma torção no pé.
“Foi exatamente a mesma coisa de Tóquio, só que agora a lesão ocorreu na pista. Já sabia que seria difícil. E a torcida veio em peso, o que nos conforta”, disse Pâmela.
Pamela Rosa chorando e falando que machucou o tornozelo no treino, dois dias antes da prova.
Cara….
— DataFut (@DataFutebol) July 28, 2024
Gabi Mazetto também ficou de fora da final, em 19º lugar, após terminar a prova com 144.35 pontos. Essa foi a estreia olímpica da paulista de 26 anos que, em 2021, se afastou do esporte após engravidar da filha Liz.
“Estou muito feliz, realizei um sonho de criança que era vir para as Olimpíadas. É surreal a energia da galera e só tenho a agradecer a todos os fãs e quero que sigam me acompanhando que vou estar presente nas pistas”, vibrou Gabi.
TÔ CHORANDO NÃO, VOCÊ QUE TÁ! 🫵🥹
A pequena Liz e o BRASIL INTEIRO têm MUITO ORGULHO, @gabimazetto! VOCÊ É F#DAAAA!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 #OlimpíadasNaCazéTV #Paris2024 pic.twitter.com/myU7bR8DmE
— CazéTV (@CazeTVOficial) July 28, 2024
Preliminar e final
O skate street é disputado em duas fases, no mesmo dia: preliminar e final. Em ambas, as skatistas apresentam duas voltas de 45 segundos na pista e mais cinco manobras, realizadas de forma isolada. Cada pontuação será entre 0 e 100. Assim, a nota final será composta pela melhor volta entre as duas executadas, mais as duas melhores manobras.
Se classificaram para a final neste domingo oito skatistas:
- Coco Yoshizawa (Japão)
- Liz Akama (Japão)
- Chenxi Cui (China)
- Chloe Covell (Austrália)
- Funa Nakayama (Japão)
- Paige Heyn (EUA)
- Rayssa Leal (Brasil)
- Poe Pinson (EUA)
Além das brasileiras Pâmela e Gabi, ficaram de fora Liv Lovelace (Austrália), Haylie Powell (Austrália), Keet Oldenbeuving (Holanda), Boipelo Awuah (África do Sul), Natalia Munoz (Espanha), Daniela Terol (Espanha), Vareeraya Sukasem (Tailândia), Mariah Duran (EUA), Lucie Schoonheere (França), Roos Zwetsloot (Holanda), Wenhui Zeng (China) e Yuanling Zhu (China).
As skatistas classificadas disputam pelo pódio de Paris 2024 às 12:00 no horário de Brasília deste domingo (28).