Uma explosão hidrotermal maciça abalou a popular área de fontes termais de Biscuit Basin no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, na manhã desta terça-feira (23).
+ Jovem surfista australiano tem perna arrancada em ataque de tubarão
+ Avião planador sobrevoa o K2 pela primeira vez
De acordo com o Serviço Nacional de Parques (NPS, sigla em inglês) dos EUA, a erupção ocorreu por volta das 10h19 no horário local, e aconteceu perto da Sapphire Pool, ao norte de Old Faithful. Ninguém ficou ferido, mas as autoridades fecharam toda a área por questões de segurança.
Uma mulher da Califórnia chamada Vlada March capturou um vídeo da explosão maciça e postou no Facebook. Segundo o jornal de Wyoming Jackson Hole News and Guide, March disse que ela e sua família estavam em uma viagem ao parque nacional quando notaram vapor saindo da Sapphire Pool. March começou a filmar a área e registrou imagens de turistas caminhando perto da piscina pouco antes de ela explodir, cobrindo a área com água, pedras e lama.
Você pode ouvir March gritando “corre, corre, corre!” para seus familiares no vídeo. Assista:
An unusually large eruption of one of Yellowstone’s geysers occurred at Biscuit Basin moments ago. pic.twitter.com/b8Ya4iW1H3
— Colin McCarthy (@US_Stormwatch) July 23, 2024
Os destroços destruíram grande parte do passadiço ao redor da Sapphire Pool e da Black Diamond Pool, outra característica térmica da área.
“Não há outros dados de monitoramento que mostrem mudanças na região de Yellowstone”, disse o NPS em sua declaração. “A explosão de hoje não reflete uma mudança no sistema vulcânico, que permanece nos níveis normais de atividade.”
A explosão ocorre poucos dias após outra erupção no parque—de acordo com o Cowboy State Daily, o Steamboat Geyser entrou em erupção recentemente e cobriu carros próximos com resíduos de sílica. Funcionários do parque e o USGS monitorarão a área e determinarão quando Biscuit Basin estará seguro para reabrir.