O que vestir e levar para correr na montanha

Por Lisa Jhung, para Run/Outside USA

correr na montanha
Foto: Shutterstock

Condições que mudam rapidamente exigem um planejamento cuidadoso. Aqui está o equipamento favorito para correr na montanha de Lisa Jhung, uma corredora experiente do Colorado (EUA).

+ O que levar para uma trilha: equipamentos básicos
+ Trail por diversão: Por que fazer uma prova de corrida de trilha

As condições rapidamente mutáveis e imprevisíveis da natureza exigem que os corredores de montanha tenham cuidado extra ao decidir o que vestir e o que guardar em um colete de hidratação ou mochila de corrida.

Aqui está o equipamento de corrida de montanha que me manteve confortável e segura nas corridas nas Rocky Mountains do Colorado.

O que vestir para correr na montanha

1. Shorts

Eu prefiro shorts a calças justas e leggings para corridas de no calor nas montanhas devido à sensação de frescor e à capacidade de secagem rápida, especialmente porque gosto de entrar em lagos e não quero calças encharcadas na volta. (E, para ser honesta, é mais fácil fazer xixi na natureza usando shorts.)

2. Camisetas

Também prefiro camisetas sem mangas por baixo de camisetas de manga longa em vez de camisetas de manga curta no meu kit de corrida na montanha. Geralmente começo com a camisa de manga longa e a tiro quando o sol está alto.

3. Meias

Prefiro meias mais altas para correr na montanha, pois seu comprimento protege minhas pernas se eu tiver que caminhar na neve ou de cortes quando atravesso trilhas cobertas de vegetação. Elas também fornecem um toque de calor extra entre meus tênis e shorts quando as temperaturas caem em altas altitudes.

4. Proteção solar

Para manter o sol fora do meu rosto e dos meus olhos, uso um boné do tipo com malha sintética aberta, fecho de pressão ajustável e uma faixa de tecido felpudo embutida. E sempre uso óculos de sol.

O que levar para correr na montanha

1. Jaqueta

Sempre carrego uma anorak leve quando vou para as montanhas. Quando a previsão é de tempo claro e ensolarado, levo a jaqueta Patagonia Houdini para bloquear o vento nos cumes ou para manhãs frias. Se houver qualquer previsão de tempestade, levo uma jaqueta mais robusta, como uma antiga Arc’Teryx Norvan SL (super leve, super compacta, super à prova d’água e difícil de encontrar hoje em dia) ou a Stio Women’s Exploit Hooded Jacket.

Durante corridas mais frias nas montanhas, coloco uma jaqueta acolchoada leve e compacta na mochila, como a The North Face Summit Series Breithorn Hoodie. Uso-a em cristas expostas ou durante uma tempestade de neve surpresa. Coloco-a sobre a mochila e com o capuz para proteção rápida e eficaz.

2. Luvas e gorro/touca

Também sempre levo luvas leves no meu kit de corrida em montanha. Gosto das luvas La Sportiva Trail, que podem ser transformadas em mitenes para bloquear o vento e de volta em luvas com facilidade. As luvas cabem facilmente em bolsos acessíveis para uso rápido. Quedas grandes de temperatura podem ser mais confortáveis e gerenciáveis quando seus dedos não estão congelados. Um gorro fino pode proporcionar conforto semelhante para sua cabeça, com material mínimo—mantenho um na minha mochila de corrida o ano todo.

3. Kit de primeiros socorros

Depois de machucar seriamente minha canela—quase até o osso—em uma rocha durante uma corrida na montanha e precisar pegar ibuprofeno, pomada antibiótica e bandagem de um amigo, agora sempre carrego um pequeno kit de primeiros socorros. Também sempre tenho protetor labial com fator de proteção solar, que vive na minha mochila junto com o kit de primeiros socorros, sempre pronto para uso.

+ Infância Outdoor: como montar seu kit de primeiros socorros com crianças na trilha

4. Bastões de trekking

Para subidas longas ou dias muito longos, às vezes coloco um par de bastões de trekking na mochila e os uso quando necessário. Ao criar quatro pontos de contato—dois pés, dois bastões—eles aliviam a pressão nas pernas nas subidas e oferecem estabilidade nas descidas.