Ambiciosa, histórica, espetacular – essas são algumas das palavras usadas pela organização das Olimpíadas para descrever a cerimônia de abertura de Paris 2024.
Marcada para ser a primeira cerimônia de abertura da história dos Jogos realizada fora de um estádio, a celebração desta sexta-feira (26) transformará a capital francesa em um teatro a céu aberto, enquanto o tradicional desfile dos atletas acontece em barcos ao longo do Sena, passando pelos pontos turísticos mais icônicos de Paris.
Ver essa foto no Instagram
Veja também
+ Paris 2024: Brasil terá delegação com maioria feminina pela primeira vez na história
+ Daniel Nascimento testa positivo em antidoping e está fora de Paris 2024
+ França não permitirá que atletas do país usem hijab nas Olimpíadas
QUANDO SERÁ REALIZADA A CERIMÔNIA DE ABERTURA?
A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 acontecerá nesta sexta-feira, 26 de julho. O evento começará às 14:30 horas (de Brasília) e espera-se que dure mais de três horas. Globo, CazéTV, Sportv e Globoplay transmitirão ao vivo para o Brasil.
Em busca de um sonho!
No primeiro episódio da série Vida de Atleta, conheça mais sobre a intimidade e a preparação do surfista Filipe Toledo para os Jogos Olímpicos #Paris2024!
Disponível exclusivamente no YouTube do #TimeBrasil! pic.twitter.com/9Av7qAZESA
— Time Brasil (@timebrasil) July 21, 2024
POR QUE A CERIMÔNIA É HISTÓRICA?
Paris 2024 marcará a primeira vez na história dos Jogos Olímpicos de Verão que a Cerimônia de Abertura será realizada fora de um estádio.
Em vez das imagens familiares dos atletas marchando em uma pista de atletismo, os convidados e espectadores serão presenteados com um colorido desfile fluvial pelo coração da capital francesa.
O Sena, a principal artéria aquática da cidade, substituirá a tradicional pista, as margens se tornarão arquibancadas, enquanto o pôr do sol refletindo nos famosos pontos turísticos de Paris servirá como pano de fundo para o evento.
Esse conceito ao ar livre também faz de Paris 2024 a maior Cerimônia de Abertura em termos de público e cobertura geográfica.
PEPÊ GONÇALVES NA ÁGUA! 🛶🇧🇷
Nossa estrela da canoagem slalom segue firme nos treinos para #Paris2024 e, olha… O treino de hoje rendeu cada fotão! Dá uma olhada! 💚💛
📸 Wander Roberto/COB#JogosOlímpicos #TimeBrasil pic.twitter.com/qhg4Knj9g1
— Time Brasil (@timebrasil) July 21, 2024
QUAL É A ROTA DO DESFILE?
A rota do desfile ao longo do Sena é uma jornada visual pela história e arquitetura parisiense.
A Ponte Austerlitz, próxima ao Jardin des Plantes, é o ponto de partida da flotilha, que seguirá para oeste por 6 quilômetros ao longo do Sena, passando por pontes históricas e marcos icônicos, como a Notre-Dame e o Louvre, bem como alguns locais dos Jogos, incluindo a Esplanade des Invalides e o Grand Palais.
Agrupados nos barcos com suas equipes nacionais, os atletas chegarão finalmente em frente ao Trocadero – a esplanada em frente à Torre Eiffel – onde os protocolos oficiais serão realizados, o caldeirão olímpico será aceso e os Jogos de Paris 2024 serão oficialmente declarados abertos.
TATI NA ÁREA 🏄♀️
Tati West desembarcou no Taiti para a disputa da sua segunda edição de #JogosOlímpicos.
Vamos juntos viver mais esse sonho! 😍#Paris2024 #Surfe pic.twitter.com/7S6SmQ5BFq
— Time Brasil (@timebrasil) July 21, 2024
QUANTOS ATLETAS PARTICIPARÃO?
Quase 100 barcos transportando aproximadamente 10.500 atletas flutuarão pelo Sena durante o desfile. As maiores dos 206 Comitês Olímpicos Nacionais (NOCs) representados no desfile terão barcos próprios, enquanto os menores compartilharão barcos. Equipamentos de câmera instalados nos conveses permitirão que os espectadores vejam os atletas de perto e testemunhem suas emoções.
QUAL É O GRAU DE ENTRETENIMENTO QUE PODEMOS ESPERAR?
Thomas Jolly, um diretor de teatro e ator francês, está supervisionando as cerimônias olímpicas e paralímpicas de Paris 2024 como diretor artístico. Embora a maioria dos atos de entretenimento permaneça em segredo, com base nas dicas até agora, podemos esperar um show em grande escala com uma mistura eclética do antigo e do novo. Falando à mídia em janeiro, Jolly disse que quer mostrar as culturas contrastantes da França, seja ópera ou rap, reunindo assim todas as peças que formam a identidade cultural diversa da nação.
Por sua vez, a coreógrafa das cerimônias, Maud Le Pladec, prometeu que todas as pontes ao longo da rota do desfile terão dançarinos. Le Pladec liderará 400 dançarinos do total de 3.000 artistas que participarão das Cerimônias de Abertura e Encerramento de Paris 2024, todos vestidos com trajes únicos criados por Daphne Burki.
14 JUILLET 2024 🔥
📷 Paris 2024 / Guillaume Ruchaud / SIPA PRESS pic.twitter.com/czcN5KlzeV
— Paris 2024 (@Paris2024) July 14, 2024
A apresentadora de televisão francesa atua como diretora de figurinos do show, liderando uma equipe de centenas de costureiros, cabeleireiros e maquiadores. O foco de Burki na sustentabilidade também significa que haverá muitas peças vintage e recicladas usadas nas cerimônias, misturadas com novas criações.
O QUE OS ATLETAS VÃO VESTIR?
Os artistas não serão os únicos a mostrar seu estilo na Cerimônia de Abertura. Com uma linha de marcas de luxo projetando os uniformes dos atletas, espere que os olímpicos brilhem também. A equipe dos EUA traz um visual descontraído e totalmente americano, enquanto os atletas italianos aparecerão em conjuntos casuais de azul escuro. Os anfitriões franceses trabalharam com uma marca de luxo para criar coletes e jaquetas que se alinham com a aparência geral de Paris 2024.
Outras equipes, como Canadá, Grã-Bretanha e Suécia, optaram por um visual mais atlético, todos evocando as paletas de cores de suas bandeiras nacionais. Algumas nações foram ainda mais longe nos detalhes patrióticos. Os trajes da Mongólia já criaram um burburinho nas redes sociais por seus bordados intrincados e silhuetas tradicionais. Os looks do Brasil e da Guatemala também certamente chamarão a atenção. As jaquetas jeans do Brasil apresentam animais nativos do país, enquanto os atletas guatemaltecos se vestem com chapéus e bolsas folclóricas para fazer uma declaração colorida no Sena.
QUAIS AS MANEIRAS DE ASSISTIR À CERIMÔNIA DE ABERTURA?
Quase 600 mil pessoas poderão desfrutar da Cerimônia de Abertura pessoalmente. Fiel ao seu slogan, “Jogos Abertos”, Paris 2024 tentou tornar o evento acessível ao maior número possível de pessoas, tirando-o do cenário tradicional do estádio.
Foram 222 mil ingressos gratuitos disponíveis para assistir ao desfile das margens superiores do Sena, além de 104 mil ingressos pagos nas margens inferiores. Esta é a primeira Cerimônia de Abertura onde a maioria dos espectadores não pagará para assistir – outro marco histórico para Paris 2024.
Aqueles em Paris que não conseguiram ingressos poderão assistir à Cerimônia de Abertura em 80 telões montados em toda a cidade. Espera-se que mais 1,5 bilhão de pessoas de todo o mundo assistam às transmissões televisivas da cerimônia.