O espectador sem noção que jogou batatas fritas em Tadej Pogačar e Jonas Vingegaard na etapa do último sábado (13) do Tour de France, realizada nos Pirineus, passou a noite na cadeia.
De acordo com o jornal francês Le Parisien, as autoridades conseguiram identificar rapidamente o agressor e colocá-lo em “garde à vue”, ou detenção policial, em uma cela francesa.
Veja também
+ Etapa 16 do Tour de France: Philipsen domina sprint e frustra sonho de Cavendish
+ Este vídeo de drone mostra como é subir ao topo do Monte Everest
+ Peruíbe a Paraty de monociclo: Maikon Liporoni cruza a Rio-Santos por uma boa causa
O jornal informou que o fã, identificado como um francês de 32 anos, foi mantido em detenção para se recuperar da embriaguez. Ele enfrentará acusações por violência agravada.
“Ele passou a tarde bastante bêbado,” disse outro espectador próximo ao Le Parisien. “Foi uma bela tarde de Tour de France, com festas, encontros e entusiastas do ciclismo, até esse gesto estúpido.”
O incidente ocorreu a pouco menos de 2 km do fim da épica etapa pirenaica de sábado, quando o espectador — sem camisa e sem sapatos, com uma bandeira enrolada no pescoço — jogou despreocupadamente um saco de batatas fritas no líder Pogacar.
Momentos depois, o perseguidor Vingegaard também disse ter visto o fã jogando batatas fritas em seu rosto.
“Em um momento, acho que era uma batata frita, foi repentino e próximo. No momento, meu corpo entrou em pânico por um segundo,” disse Pogacar sobre a surpresa inesperada. “Foi louco hoje com os fãs.”
The @cpacycling will take legal action against this guy with pleasure due to what he did to both @TamauPogi and @VingegaardJonas. This is disrespectful and will not be tolerated. https://t.co/tJpyz09VSU
— Adam Hansen (@HansenAdam) July 13, 2024
As barreiras de proteção só começaram a menos de 2 km do fim das longas e sinuosas subidas para Pla d’Adet, permitindo que os fãs chegassem bem perto dos ciclistas.
A polícia francesa monitorava a rota em vários intervalos e conseguiu identificar rapidamente o agressor das batatas fritas.
O Tour continuou normalmente no domingo com outra etapa de montanha, a “etapa rainha” de cinco subidas, com 197,7 km de Loudenvielle a Plateau de Beille.