Urupema registra a menor temperatura do ano no Brasil: -7,2°C

Urupema
Geada no início deste domingo, 30 de junho, em Urupema, Santa Catarina. Cidade registrou a temperatura mais fria do ano no país. Foto: Caroline Fernandes/ NSC TV / G1

Neste domingo (30), o Brasil registrou a menor temperatura do ano, com impressionantes -7,2°C em Urupema, Santa Catarina, segundo informações do portal G1 SC. A estação de monitoramento da Epagri/Ciram, responsável pelo acompanhamento das condições meteorológicas no estado, registrou a temperatura às 6h da manhã.

No ponto mais alto da região, o Morro das Antenas, a sensação térmica foi ainda mais extrema, atingindo -20°C. A cidade de Urupema foi cenário de geada, além de parte de uma cachoeira e lagos congelados, criando uma paisagem de inverno rigoroso.

+ 7 alongamentos matinais para prevenir lesões
+ As dicas de John John Florence para se manter flexível

Outras cidades da região serrana catarinense também enfrentaram temperaturas negativas. São Joaquim marcou -5,6°C, Urubici registrou -5,3°C e Fraiburgo atingiu -3°C. Esse frio intenso era esperado após a chegada de uma frente fria ao Centro-Sul do país, que quebrou uma sequência de dias quentes predominantes desde 5 de maio, especialmente na faixa central do Brasil. Durante esse período, a umidade relativa do ar se manteve muito baixa, com algumas regiões registrando índices abaixo de 20%.

No restante do Sul do país, as temperaturas mínimas deste domingo foram de 9°C em Florianópolis, 2°C em Curitiba e 4°C em Porto Alegre, conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Contudo, o frio intenso deve ser passageiro no Centro-Sul. A previsão é que, a partir de terça-feira (2), a frente fria avance para o oceano, fazendo as temperaturas voltarem a subir. Segundo o meteorologista Cesar Soares, ouvido pelo portal G1 Santa Catarina, apenas a região Sul apresenta condições de temperaturas mais baixas para o mês de julho.

O inverno deste ano deverá ser marcado por temperaturas acima da média e pouca chuva. Soares também destacou que outra frente fria está prevista para o fim da segunda quinzena de julho, com uma mais intensa esperada para o final do mês, em direção a agosto.

Enquanto isso, os moradores de Urupema e região aproveitam o cenário gelado e se preparam para dias mais amenos à medida que a frente fria se desloca.