Com Covid, Sepp Kuss é baixa de última hora no Tour de France

Por Redação

Sepp Kuss
Foto: Reprodução / Instagram.

O ciclista norte-americano Sepp Kuss não começará o Tour de France 2024 depois de contrair Covid-19, informou a sua equipe, Visma-Lease a Bike, na última terça-feira (25).

O atleta de Durango, no Colorado, era um dos grandes nomes da equipe holandesa e também a principal esperança dos EUA de vitórias.

Ele será substituído pelo ciclista holandês Bart Lemmen.

Veja também
+ “Crias do Fazendão”: como a nova geração roubou a cena no Rocky Mountain Games Juquitiba
+ 5 ‘tretas’ para você acompanhar no Tour de France 2024
+ Conheça os seis ciclistas que vão representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris

“Sepp Kuss não se recuperou suficientemente da Covid e não começará o Tour”, afirmou uma breve nota da Visma-Lease à imprensa.

Principal prova de ciclismo de estrada do mundo, o Tour de France começa neste sábado, 29 de junho, em Florença, Itália.

A notícia vem após Kuss se retirar da prova francesa Critérium du Dauphiné, que ocorreu de 2 a 9 de junho nos Alpes franceses. Kuss havia dito à revista Velo que tinha sofrido com uma doença durante o Dauphiné, mas não indicou que era Covid.

Kuss, de 29 anos, foi convocado paradefender o super time da Visma no Tour deste ano, que inclui o bicampeão Jonas Vingegaard e Wout van Aert, ambos retornando de lesão.

Sua saída pode ser um grande golpe para a equipe, que venceu todos as três grandes Voltas em 2023, mas que tem enfrentado dificuldades com quedas e doenças nesta temporada.

O escalador do Colorado era potencialmente um “Plano B” para a equipe se Vingegaard — que não corre desde que caiu no Itzulia Basque Country em abril — tivesse dificuldade em acompanhar Tadej Pogačar e os outros favoritos da classificação geral.

Kuss, que terminou os três grandes tours na última temporada, venceu uma etapa no Tour de 2021 e alcançou sua melhor colocação na carreira, o 12º lugar geral, na edição do ano passado.

A Visma-Lease a Bike entrará no Tour com Vingegaard, Van Aert e Christophe Laporte, todos se recuperando de lesões e contratempos em uma preparação menos que ideal para suas respectivas ambições no Tour.

A retirada de última hora também é um golpe pessoal para Kuss, que começou os últimos quatro Tours consecutivos.

Kuss está programado para defender seu título na Volta da Espanha ainda nesta temporada, e não houve notícias imediatas sobre um calendário alternativo de corridas.