Lendário surfista havaiano morre após ataque de tubarão na ilha de Oahu

Por Redação

ataque de tubarão
Tamayo Perry também apareceu em filmes de sucesso como "Blue Crush" e "Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas". Foto: Reprodução / Outside USA.

Um famoso membro da comunidade do surf havaiano morreu após um ataque de tubarão, no último domingo (23), na ilha de Oahu, Havaí.

Tamayo Perry, de 49 anos, morreu enquanto surfava nos arredores da Praia de Malaekahana, de acordo com autoridades do Departamento de Serviços de Emergência de Honolulu.

Veja também
+ Conheça os seis ciclistas que vão representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris
+ “Crias do Fazendão”: como a nova geração roubou a cena no Rocky Mountain Games Juquitiba
+ Com incêndios, Mato Grosso do Sul decreta situação de emergência

As autoridades disseram que Perry, que cresceu e morava no lado leste da ilha de Oahu, fazia uma pequena pausa em suas funções como salva-vidas para aproveitar as ondas quando o ataque aconteceu.

Um espectador ligou para os profissionais de salvamento às 13 horas local para relatar que um homem na água havia sofrido múltiplas mordidas de tubarão e estava sangrando. Os salva-vidas levaram Perry à praia de jet-ski, onde ele foi declarado morto.

Em uma declaração ao Los Angeles Times, o prefeito de Honolulu, Rick Blangiardi, chamou Perry de “conhecido homem do mar do North Shore”.

“Ele exemplificou bravura, comprometimento e um profundo senso de dever, servindo nossa comunidade com dedicação inabalável”, escreveu Blangiardi. “Suas ações heroicas e esforços incansáveis para garantir a segurança de nossos residentes e visitantes nunca serão esquecidos.”

Perry ganhou destaque como surfista profissional no final dos anos 90 e início dos anos 2000, quando se destacou na famosa onda Pipeline. Ele competiu no anual Pipeline Masters, vencendo o evento de qualificação antes da edição de 1999 e terminando em quarto lugar em 2000. Em 2002, a revista Surfing chamou Perry de “o surfista mais provável de pegar o tubo do ano.”

Após se aposentar do circuito profissional, Perry atuou em vários filmes de Hollywood, sendo os mais notáveis o sucesso de 2002, “Blue Crush”, e o filme de 2011, “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas”. Sua página no IMDB inclui créditos na série de TV Hawaii Five-0 e no curta-metragem The Bridge. Perry também ensinava surf através de seu negócio, Oahu Surfing Experience.

Após o incidente, autoridades do governo no Havaí realizaram uma coletiva de imprensa para anunciar a morte e também para elogiar Perry.

“Tamayo Perry era um salva-vidas amado por todos. Ele era bem conhecido no North Shore”, disse Kurt Lager, chefe interino de Segurança Oceânica de Honolulu. “A personalidade de Tamayo era contagiante e, tanto quanto as pessoas o amavam, ele amava a todos ainda mais. Nossas condolências vão para a família de Tamayo e para toda a ohana de salva-vidas.”

Blangiardi chamou a morte de “uma perda trágica.”

“Tamayo era um lendário homem do mar e altamente respeitado,” disse ele.

Após a morte de Perry, as autoridades colocaram avisos de tubarão na Praia de Malaekahana.

Embora raros, ataques de tubarão e encontros acontecem nas águas ao redor das praias havaianas. De acordo com a lista de incidentes com tubarões do estado do Havaí, este é o quarto ataque de 2024 a ocorrer em Oahu.

O ataque fatal mais recente ocorreu em 30 de dezembro de 2023, quando um surfista chamado Jason Carter foi mordido na Praia de Paia, na costa norte de Maui.