A equipe Visma-Lease a Bike confirmou a resposta à pergunta que todos estamos fazendo desde abril. Jonas Vingegaard estará no Tour de France semana que vem para defender seu título em mais uma batalha épica contra Tadej Pogačar.
+ Tour de France 2026 terá largada em Barcelona
+ ‘Vingegaard é o favorito para o Tour de France’, diz o diretor da rival UAE Emirates
Os holandeses, vencedores dos dois últimos Tours de France, anunciaram na quinta-feira (20) que Wout van Aert, Sepp Kuss e Matteo Jorgenson estarão com Vingegaard quando o Le Tour começar em Florença no próximo fim de semana.
Christophe Laporte, Tiesj Benoot, Wilco Kelderman e Jan Tratnik completam um “Tour 8” com a missão de derrubar o campeão do Giro d’Italia, Pogačar, e os desafiantes Primož Roglič e Remco Evenepoel.
“Estou empolgado para começar o Tour”, disse Jonas Vingegaard na quinta-feira. “Os últimos meses nem sempre foram fáceis, mas agradeço à minha família e à Team Visma-Lease a Bike pelo apoio inabalável.
“Trabalhamos juntos para chegar a este momento e, claro, estou muito empolgado para ver onde estou”, disse Vingegaard. “Me sinto bem e muito motivado.”
A notícia divulgada na quinta-feira põe fim a meses de especulação sobre Vingegaard após seu grave acidente no início de abril no Itzulia Basque Country.
A Visma-Lease a Bike manteve sigilo total sobre o status completo da recuperação do atleta de 27 anos, que sofreu várias fraturas e um pulmão danificado.
A versão de Jonas Vingegaard que aparecerá no Tour de France em 29 de junho será decisiva para o formato de toda a corrida.
Equipe modera expectativas sobre Jonas Vingegaard: ‘Ainda não sabemos até onde ele pode ir’
A Visma-Lease a Bike diminuiu as expectativas sobre Vingegaard conseguir um impressionante hat-trick de títulos após três meses fora do pelotão.
Depois de inicialmente afirmar que o dinamarquês só correria se estivesse “100% pronto”, o diretor da equipe, Merijn Zeeman, moderou as expectativas na quinta-feira em um comunicado da equipe que falou em “lutar por um bom resultado”.
Jonas Vingegaard voltou aos treinos apenas cinco semanas atrás, antes de um acampamento de altitude cronometrado com os companheiros de equipe em Tignes.
“Nas últimas semanas, Jonas mostrou o campeão que ele é, tanto mental quanto fisicamente”, disse Zeeman. “Claro, ainda não sabemos até onde ele pode ir.
“Estamos sendo cautelosos porque ele não pôde competir, e sua preparação foi menos que ideal, para dizer o mínimo. Mas ele estará lá, saudável e motivado”, disse Zeeman na quinta-feira.
O retorno de Van Aert para seu sexto Tour consecutivo representa uma mudança nos planos iniciais da equipe, após o belga sofrer lesões em um acidente no Dwars door Vlaanderen, tão graves quanto as de Jonas Vingegaard.
O Tour de France só se tornou uma opção para o ciclista de 29 anos após seu dia desastroso no final de março ter frustrado seus sonhos para os monumentos de paralelepípedos e o Giro d’Italia.
“Estou realmente ansioso pelo Tour de France”, disse Van Aert, que venceu a camisa verde em 2022.
“Claro, este não era o plano inicial, mas após meu desenvolvimento nas últimas semanas, eu realmente queria isso, e a equipe concordou”, disse Van Aert.
“Nosso principal objetivo é, claro, correr uma classificação superior com Jonas Vingegaard. Quero contribuir para isso com uma equipe excelente.”
Papéis-chave para os norte-americanos Kuss e Jorgenson
A Visma-Lease a Bike provavelmente adotará uma abordagem de “esperar para ver” sobre a realidade da defesa do título de Jonas Vingegaard na primeira semana do Le Tour.
A dupla norte-americana Kuss e Jorgenson estará pronta para desempenhar papéis-chave, independentemente do que acontecer com o dinamarquês.
Jorgenson, de 24 anos, tem sido o ciclista da temporada em seu primeiro ano com a Visma-Lease a Bike. Kuss tem estado fora de forma até agora nesta temporada e foi forçado a sair do Critérium du Dauphiné deste mês devido a uma doença.
No entanto, o atual campeão da Vuelta a España, Kuss, fez parte de cada uma das sete vitórias em grandes voltas da Visma-Lease a Bike e não seria deixado de fora por causa de uma doença.
A Visma-Lease a Bike estará competindo com uma camisa especial de edição “Renascimento” no Tour de France.
Todos na equipe estarão esperando que um “renascimento” seja possível após uma temporada de crise.
Ver essa foto no Instagram