A segunda edição do Mundial Master de Skyrunning foi realizada no último final de semana (13 e 14), em Vouzela, Portugal, e teve o Brasil como vice-campeão do ranking por equipes.
Disputado na Serra do Caramulo, o título do evento ficou com os donos da casa, Portugal, enquanto o Japão levou a medalha de bronze.
Veja também
+ Como se preparar para uma prova de trail run
+ Rocky Mountain Games abre temporada 2024 com recorde de atletas
+ 8 proteínas fáceis de preparar – de origem animal a vegetal
A prova contou com duas distâncias, SkyUltra e Sky, reunindo atletas de 19 países distribuídos em quatro categorias acima dos 40 anos.
A SkyUltra foi realizada no sábado, com 55 km e 3.600 metros de altimetria, enquanto a Sky aconteceu no domingo e teve um percurso mais reduzido: 37 km e 2.500 metros de altimetria.
O Brasil, que em 2023 sagrou-se campeão do ranking geral por equipes, desta vez ficou com a prata, impulsionado principalmente pela conquista do ouro histórico da catarinense Adriane Clasen na categoria Sky acima de 55 anos.
O título de Adriane foi o melhor resultado individual do país na história dos mundiais de skyrunning. A equipe foi comandada pelo técnico Ramiro Kramer nesta edição e teve o experiente José Virginio, figura carimbada no Rocky Mountain Games, como um dos capitães.
Além disso, foram mais cinco medalhas individuais para o Brasil: Jasieli Tagliari Dalla Rosa (2ª na categoria acima de 40), César Picinin (3º na categoria acima de 40), Ivania Rambo (3ª na categoria acima de 45), Maria Abadia da Silva (3ª na categoria acima de 55) e Rita Fernandes (3ª na categoria acima de 55).
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram