Não seja esse cara. 6 coisas que você nunca deve fazer no acampamento

Por Redação

acampamento
Foto: Reprodução / Outside USA.

Alguns dos momentos mais inesquecíveis de um acampamento acontece em plena natureza selvagem: desfrutando da solidão na Península de Maraú, navegando pelo cânions de Cambará do Sul ou escalando o Pico dos Marins.

Mas sabe de qual memória você realmente vai se lembrar? Daqueles babacas sem noção que acamparam bem ao seu lado alguns anos atrás. O cara que tocou sertanejo universitário até as 3 da manhã e depois deixou para trás um monte de lixo meio queimado, que ainda estava fumegando na manhã seguinte.

Veja também
+ Leave No Trace: 6 dicas para reduzir seu lixo na trilha
+ Mairiporã e Araxá: Brasil será o centro do mountain bike mundial a partir desta semana
+ Em depoimento a livro, Kelly Slater diz que a aposentadoria está próxima

Se você quer se tornar o personagem principal da viagem de outra pessoa, é só seguir estas seis dicas simples abaixo. Para todos os outros, considere isso um guia útil sobre o que não fazer na próxima vez que estiver compartilhando seu acampamento com outras pessoas.

Monte sua barraca literalmente ao lado de outros

Há uma epidemia de solidão no Brasil, e em nenhum lugar as pessoas sentem mais necessidade de conexão humana do que quando estão dormindo ao ar livre em alguma região remota, a horas ou mesmo dias de distância dos serviços de emergência. Certifique-se de montar sua barraca bem ao lado dos seus vizinhos para que eles se sintam bem-vindos ao seu lado, um completo estranho. Além disso, as vistas aqui são sublimes — e muito melhores quando compartilhadas.

Deixe comida fora durante a noite

Os mochileiros adoram ver a vida selvagem, e uma das melhores maneiras de atrair animais realmente incríveis é deixar sua comida exposta para atraí-los. Ou melhor, espalhe um pouco de comida sob a barraca do seu vizinho. A visita do animal vai pegá-los completamente de surpresa.

Faça muito barulho

Ok, atrair animais para a barraca do seu vizinho foi bem divertido, mas agora que eles estão gritando de pura alegria, é hora de espantar esses animais tocando sua playlist “Memórias de um Mochilão” no volume máximo da sua caixinha alto-falante. Seus vizinhos vão desejar que houvesse sinal de celular para poderem identificar cada música pelo Shazam. O mesmo vale para a sua “voz interior”. Você está ao ar livre — use sua “voz exterior” para se comunicar com seus amigos e gritar de alegria a cada vista incrível.

Ilumine tudo à noite com luzes fortes

Acampamentos são perigosos após o anoitecer: há raízes de árvores, arbustos e pedras por todo lado, e seus companheiros de acampamento podem não vê-los e se machucar. Já que você faltou à sua aula de primeiros socorros, todos estarão mais seguros se você apontar sua lanterna para a área deles a noite toda. Pontos extras se você tem uma daquelas lanternas de cabeça ultrabrilhantes que têm mais lumens do que um farol. Ah, seus vizinhos estão tentando observar as estrelas neste paraíso remoto? Negativo. Observar as estrelas convida a muitos pensamentos existenciais sobre nosso lugar no universo e se há um significado inerente à vida.

Deixe seu pet sem supervisão

Cães podem ser ótimas companhias enquanto exploram a natureza selvagem, mas apenas se você lhes der liberdade total para que possam desfrutá-la como faziam há milhares de anos. Não limite a experiência deles esperando que sigam comandos ou fiquem perto de você — deixe-os correr livremente por trilhas e por terrenos íngremes e acidentados fora da sua supervisão.

Para realmente dar ao seu cão a experiência completa, não o prepare fisicamente antes (caso contrário, a viagem não será uma surpresa), não providencie água limpa (eles evoluíram para beber qualquer coisa) ou recolha suas fezes (é um ótimo composto que enriquece nossas áreas selvagens).

E, finalmente — e não posso enfatizar este último ponto o suficiente — deixe seu cão cumprimentar todos os outros mochileiros na trilha bem à sua frente. Sob nenhuma circunstância você deve manter seu cão na coleira e negar a outros mochileiros a chance de fazer um novo amigo inesperado.

Deixe sua fogueira acesa quando você partir

Nada une um grupo de pessoas como uma pilha de troncos ardentes ao ar livre. Mas muitos mochileiros machucam seus egos e falham em impressionar seus colegas trekkeiros depois de lutar para iniciar um fogo. Faça um favor aos mochileiros do futuro jogando alguns troncos extras no seu fogo antes de partir, para garantir que quem chegar depois ainda tenha uma boa cama de brasas.