Em uma viagem recente à Noruega, o viajante profissional Dalton Johnson teve a oportunidade de presenciar o brilho da Aurora Boreal flutuando no céu.
Mas para ele, a experiência ao vivo diante deste majestoso fenômeno natural não foi exatamente como todos relatavam.
Veja também
+ Novas regras para escalar o Everest frustra guias: ‘veremos o caos’
+ Rua do Rio de Janeiro é eleita entre as 10 mais legais do mundo
+ Parque Nacional de Yellowstone recebe US$ 40 milhões de doador anônimo
“O céu inteiro não estava iluminado com uma variedade de cores, mas sim com algumas grandes faixas verdes que cruzavam o céu”, escreveu Johnson.
Assim, o viajante resolveu oferecer algumas dicas para ajustar algumas expectativas de quem está planejando uma trip para assistir ao fenômeno.
Ver essa foto no Instagram
A Aurora Boreal fica melhor através de uma câmera
Quando vemos fotos da Aurora Boreal, elas são como a Via Láctea, no sentido de que uma câmera irá capturá-las melhor do que o que você vê a olho nu. Quando uma câmera usa uma longa exposição, digamos de 5 segundos a 30 segundos, para capturar uma imagem, as cores começam a se destacar e até alguns dos objetos mais tênues começarão a aparecer. Agora, isso não significa que você não possa ver a Aurora Boreal a olho nu, você pode! Apenas esteja preparado para a Aurora Boreal não parecer como nas fotos.
A Aurora Boreal vai e vem durante a noite
Um dos desafios de ver a Aurora Boreal é que ela aparece e desaparece durante a noite. Embora as horas mais comuns para ver o fenômeno sejam entre 23h e 3h, uma característica importante é sua natureza efêmera. O que isso significa? Se você está olhando para a Aurora Boreal agora, em 10 minutos, ela pode ter ido embora. Por outro lado, se você não vê a Aurora Boreal agora, ela pode aparecer nos próximos 30 minutos, ou simplesmente não aparecer. Isso é o que torna a caça ao fenômeno divertida.
A Aurora Boreal pode estar lá, mas o clima determinará o que você vê
Geralmente, quando você viaja para ver a Aurora Boreal, está indo para lugares que possuem condições severas. O clima pode ser ruim. Chuvas, ventos e cobertura de nuvens pesadas acontecem nas regiões com o fenômeno. Então, certifique-se de ficar de olho no clima, porque você precisará estar ao ar livre para ver a Aurora Boreal. Leve um casaco pesado e luvas grossas, para que você possa estar pronto para sair da cama se notar que ela está aparecendo.