Correr com seu cachorro oferece ótimos benefícios para a saúde tanto para você quanto para seu amigo de quatro patas. Aqui está o que sabemos
+ Tudo o que você precisa saber sobre como correr em trilhas com seu cachorro
+ Como correr longas distâncias com seu cachorro aventureiro
Todos sabemos que correr torna os humanos mais saudáveis. Calce um par de tênis e, antes que perceba, estará experimentando um sistema imunológico reforçado, um corpo mais forte, maior densidade óssea e um bem-estar geral aprimorado. De muitas maneiras, correr proporciona aos atletas uma fonte da juventude.
Mas correr com seu cachorro maximiza ainda mais esses benefícios, permitindo que você aproveite ao máximo seu tempo na trilha. É fácil descartar essa ideia, afirmando que os cães apenas nos deixam mais felizes, então, é claro que adoraríamos nossas corridas com eles mais do que as corridas solitárias. No entanto, pesquisas atuais mostram que possuir e se recrear com um cachorro não apenas melhora a saúde mental, mas também aumenta sua força física e aptidão. Depois de analisar os detalhes, aqui está o que mais sabemos sobre os benefícios de correr com seu cachorro.
4 benefícios de correr com o seu cachorro
1. Os cães criam responsabilidade para te fazer sair de casa
A pesquisa demonstra consistentemente que passar tempo ao ar livre tem impactos amplamente positivos na mente humana, ajudando a acalmar ansiedade e depressão, enquanto aumenta a concentração e a atenção. Acontece que possuir um cachorro aumenta o tempo que você passa ao ar livre. Na verdade, foi demonstrado que os tutores de cães passam três vezes mais tempo se exercitando do que os não tutores de cachorros. Além disso, sua resistência para correr recebe um impulso enorme quando você pega seu animal de estimação e vai para as trilhas.
A corredora e treinadora britânica Holly Stables, uma ex-maratonista internacional de elite e corredora de montanha, disse que às vezes o clima do Reino Unido a faz querer treinar dentro de casa, mas ser tutora de um cachorro a obriga a sair. “Às vezes eu quero ir para a esteira”, ela disse, “mas não posso porque tenho que levar o cachorro para fora.”
Ela acrescentou que correr com seu cachorro provavelmente torna o animal mais forte, o que pode ser tanto uma bênção quanto uma maldição. Quando eles atingem aquele pico de aptidão física, precisam liberar energia com mais frequência, tornando você ainda mais responsável por sair.
Stables disse que seu cachorro fica tão animado para sair quanto ela (mais sobre isso depois), um sentimento que ele expressa sentando-se no pé da escada enquanto ela coloca seus tênis de corrida, o que torna realmente difícil escolher deixá-lo em casa. No entanto, encontrar o equilíbrio entre levar seu cachorro para correr e priorizar seu treinamento pode ser complicado.
“Acho que ter um cachorro para correr, especialmente se você correr algumas vezes por semana, é perfeito. Se você estiver treinando muito forte, pode ser complicado”, disse ela.
Para alguns corredores, possuir um cachorro pode ser exatamente o que eles precisam para criar uma rotina regular. Aqueles que seguem um cronograma rígido de treinamento podem achar desafiador equilibrar as corridas com o cachorro com o treinamento. Ou, no caso de Stables, às vezes ela leva seu cachorro para os primeiros quilômetros antes de deixá-lo em casa e continuar sua jornada.
Jeffrey Stern, um corredor e treinador da Califórnia, concorda que possuir cães é mais provável que o faça sair de casa. “Na minha experiência, a maioria dos cães quer sair e brincar e caminhar. Isso definitivamente mantém você ativo”, disse ele. “A caminhada diária, ou até mesmo a caminhada dupla diária, é praticamente inegociável. Um de [meus cães] não gosta de chuva; o outro não se importa com a chuva. Mas eles têm que sair. Então, mesmo que não estejamos correndo, estamos caminhando ou fazendo trilha. Essa é definitivamente uma das vantagens de ter cães – você só pode ser preguiçoso até certo ponto.”
2. Os cães podem impactar positivamente sua velocidade
As raças de cães e personalidades variam amplamente, o que significa que os efeitos de correr com eles podem variar também. Alguns cães podem estar dispostos a manter um ritmo rápido por longos períodos de tempo, enquanto outros podem ter dificuldade com o ritmo ou simplesmente se recusar a acelerar.
Stern descobre que seus cães aumentam o fator de diversão e muitas vezes o levam a correr mais rápido. “Eu não corro com eles todos os dias, mas nos dias em que o faço, estamos definitivamente em movimento”, disse ele. Eles adicionam à sua motivação, o que pode ser uma ferramenta útil em corridas de velocidade. “Nos dias em que quero correr rápido, eu os levo. Eles meio que conhecem uma única velocidade até caírem (o que é meio oposto ao meu princípio de treinamento). Não acho que pace seja o ponto forte deles.”
A insistência dos cães de Stern pode ser tanto uma ferramenta poderosa quanto um ponto fraco. Embora a qualidade o ajude a aumentar seu ritmo em algumas situações, pode ser difícil fazer com que seus cães diminuam o ritmo, razão pela qual ele os deixa em casa em corridas moderadas.
3. Ter um cachorro melhora sua saúde cardíaca
Os amantes de cachorros quase imediatamente experimentam a liberação de ocitocina ao ver um filhote. Estar perto de cachorros não apenas deixa muitas pessoas mais felizes, mas também tem um impacto positivo em sua saúde cardiovascular.
Um estudo sueco que avaliou 3,4 milhões de pessoas entre 40 e 80 anos sem histórico de doenças cardíacas descobriu que os tutores de cachorros tinham um risco 15% menor de doenças cardiovasculares. Além disso, os tutores de cães têm 31% menos chances de morrer de condições relacionadas ao coração, como derrames e ataques cardíacos.
Não apenas os cachorros parecem ter um impacto direto nas doenças cardíacas, mas também foram mostrados para diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial em humanos, o que significa que provavelmente reduzem o estresse e a ansiedade em conjunto com a redução dos fatores de risco para doenças cardíacas.
Muitos desses benefícios são recíprocos, o que significa que os cachorros que correm também experimentam uma redução nas doenças cardiovasculares, enquanto aumentam a saúde das articulações, a função respiratória e a força imunológica. E como os cachorros também estão altamente sintonizados com seus tutores, reduzir seus próprios níveis de ansiedade e estresse pode ajudá-lo a reduzir os níveis do seu cachorro também.
4. Os cães também experimentam o “runner’s high“, ou a “euforia do corredor”
Finalmente, você não é o único a sentir o “barato” da corrida. Os cachorros também experimentam esse fenômeno, de acordo com um estudo publicado no Journal of Experimental Biology. Como o “high” endocanabinoide humano, o “high” do corredor do cachorro pode durar de alguns minutos a algumas horas, deixando-os em um estado melhor de saúde física e mental, o que pode levar a uma vida mais longa.
Além disso, correr com seu cachorro não apenas os faz sentir bem, mas também parece aumentar o vínculo humano-cachorro.
Embora, admitidamente, não haja uma abundância de pesquisas que avaliem se as pessoas que têm mais propensão a ter um cão são simplesmente mais ativas, parece haver uma ligação entre a posse de cachorros e o bem-estar. Os benefícios de correr com seu cachorro vão além da experiência da alegria. Eles abrangem desde aprimoramento da aptidão e saúde até mais substâncias químicas que nos fazem sentir bem e resultados positivos na saúde mental.
Você quer se responsabilizar por passar mais tempo ao ar livre? Está procurando maneiras de melhorar sua saúde geral? As chances são de que levar um filhote para fora possa ajudar. Embora os benefícios específicos de correr com seu cachorro sejam variados, o movimento certamente contribui para uma melhor saúde geral, consistência e responsabilidade tanto para você quanto para seu amigo peludo.