Os esquiadores Fay Manners e Tom Lafaille realizaram uma descida de esqui inédita na Aiguille d’Argentiere, nos arredores de Chamonix, França. Eles classificaram o grau de dificuldade em 5.4 e apelidaram o novo caminho de Stratonspherique.
Manners e Lafaille saíram às 3:30 da manhã para um dia de quase 3.000 metros de ascensão vertical, a fim de evitar os teleféricos e as multidões, e escalaram o Glacier di Milieu para alcançar o cume às 10:30 da manhã. Do cume, eles esquiaram por seções íngremes com alguns rapéis.
Veja também
+ Amanda Criscuoli alcança feito inédito em via 10a no Rio Grande do Sul
+ Paris 2024: ingressos para atletismo estarão à venda na próxima semana
+ Cross training: Qual é o melhor tipo de treinamento cruzado?
“Foi muito comprometedor estar esquiando em um terreno tão exposto, mas a neve estava suave e nós cronometramos bem para estar esquiando no cume voltado para o leste, quando o sol havia amolecido a neve”, relatou Manner, observando que eles podiam ver muitas pessoas esquiando abaixo deles.
Ela notou que o primeiro couloir tinha seções técnicas e requeria voltas com saltos, enquanto o segundo couloir era mais largo e permitia um esqui mais fluido. “Completamos toda a rota em um estilo alpino muito puro,” disse Manners. “Sem o uso de teleféricos e, além disso, não deixamos rastro. Levaram 14 horas no total.”
Ver essa foto no Instagram
Fonte Gripped