Limpar a corrente da sua bicicleta é importante na perspectiva de longevidade e até mesmo de velocidade. Um estudo realizado pelo laboratório de testes Friction Facts mostrou que uma corrente limpa pode fornecer até 12 watts gratuitos, dependendo das condições. Além disso, uma corrente suja pode causar estragos na longevidade da transmissão da sua bicicleta – não apenas na própria corrente, que pode custar muito, mas também em partes mais caras, como o cassete, que impactará severamente as trocas suaves.
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Deixando os números de lado, uma corrente limpa ainda proporcionará um pedal mais silencioso e tranquilo.
Isso tudo parece bom, não é mesmo? Mas qual é a melhor maneira de limpar a corrente da sua bicicleta? Vamos descobrir:
Como limpar uma corrente de bicicleta
Faça isso com frequência
Isso pode ser óbvio para quem deixou sua corrente sozinha por uma temporada inteira e talvez até tenha tido que descartá-la (e danificou seu cassete no processo), mas uma rápida limpeza após cada dois pedais – ou talvez apenas antes do seu pedal longo semanal, quando você provavelmente tem menos pressa – economizará toneladas de esfregação que você teria que fazer a cada dois meses.
Isso é uma daquelas coisas que realmente podem causar danos se você não estiver limpando a corrente, mesmo com um pano seco após um passeio na chuva ou uma sessão indoor suada (sim, limpar sua corrente após andar dentro de casa é muitas vezes mais importante). Você ainda precisará limpá-la de vez em quando com um solvente e com certeza precisará lubrificá-la, mas evitando o acúmulo de sujeira da estrada, areia, suor e/ou derramamento de nutrição, você precisará de menos esforço naquela limpeza mais profunda.
O que usar
Ok, então você vem limpando sua corrente com um pano seco e passando uma leve camada de lubrificante a cada dois pedais, ou pelo menos uma vez por semana. Mas você precisa fazer mais. Enquanto você deveria estar programando uma boa limpeza de bicicleta aproximadamente a cada mês durante a temporada, você precisa garantir que está sendo minucioso com sua corrente durante essa limpeza.
Se sua corrente tiver um elo mestre ou se você for habilidoso com um removedor de corrente e tiver pinos de reposição, remova a corrente e siga estas instruções (cortesia do mestre em manutenção de bicicletas e autor do clássico “Zinn & The Art of Road Bike Maintenance“, Lennard Zinn):
- Coloque a corrente em uma garrafa de água antiga um quarto cheia de solvente;
- Agite a garrafa vigorosamente;
- Pendure a corrente para secar;
- Instale a corrente na bicicleta;
- Relubrifique com seu lubrificante favorito;
- Limpe o excesso de lubrificante com um pano limpo e seco.
Se você não estiver interessado em remover sua corrente, então use um limpador de corrente com um reservatório e siga as instruções abaixo:
- Prenda o limpador na sua corrente;
- Seguindo as instruções do limpador, encha o reservatório com solvente (algumas ferramentas exigem que o reservatório seja preenchido primeiro);
- Segure o limpador firmemente enquanto você começa a girar o pedal para trás, pois a ferramenta pode tentar ser forçada para o corrente;
- Dê pelo menos três voltas, mais se necessário. Se já faz um tempo desde a última limpeza e está coberta de sujeira da estrada, você pode precisar esvaziar o reservatório, lavá-lo e encher com solvente fresco;
- Remova o reservatório e dê à corrente e à área da transmissão uma boa enxaguada com água;
- Seque imediatamente com um pano seco;
- Aplique seu lubrificante favorito;
- Limpe o excesso de lubrificante com um pano limpo e seco.
Cuidados paralelos
Limpar uma corrente suja é definitivamente o passo mais essencial para manter sua bike, mas se você tiver um cassete, coroa e roldanas de câmbio bagunçadas, estará resolvendo apenas metade do problema. No início (ou no final) de cada temporada, você realmente deveria desmontar seu cassete, deixá-lo de molho, esfregar e deixar secar; também trabalhe na remoção de sujeira das polias e do seu cassete com uma escova dedicada ou uma escova de dentes velha com solvente.