No início deste mês, eu estava em Nova York de férias. Enquanto minha esposa e eu caminhávamos por Manhattan e Brooklyn, ficou claro que essa cidade tem um amor duradouro pelas jaquetas Retro Pile e Retro-X, da Patagonia.
Em todo lugar que olhávamos, os nova-iorquinos – de jovens da Geração Z a moradores antigos da cidade – estavam usando a moda do fleece. A loja da Patagonia no Upper West Side estava bem abastecida com essas jaquetas, mas outras lojas também estavam lotadas de imitações baratas da Patagonia. Marcas de fast fashion de todo o mundo que se alinham na Quinta Avenida também ofereciam suas próprias versões.
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A onipresença e a resistência desses fleeces da Patagonia me fizeram pensar sobre a origem das jaquetas, então, quando cheguei em casa, liguei para a empresa. Aprendi que a Patagonia tem uma equipe inteira de arquivistas encarregada de preservar a história da companhia.
Corey Simpson, chefe de comunicação de produtos da Patagonia, me colocou em contato com os arquivistas Darcey Moore e Terri Laine e eles me guiaram pela história do desenvolvimento, que acabou saindo melhor do que eu poderia ter imaginado. Aqui estão os destaques:
- Durante suas primeiras aventuras, o fundador da Patagonia, Yvon Chouinard, costumava usar muita lã. Mas a lã era pesada e não compacta, então Chouinard começou a procurar o melhor material.
- No início dos anos 70, Chouinard encontrou um tecido de pilha acrílica que era quente e repelia água, o que se aproximava do que ele queria. Mais tarde, sua esposa, Malinda, encontrou um rolo de tecido de poliéster felpudo destinado a coberturas de assento de vasos sanitários, como seus avós costumavam usar para manter os assentos aquecidos. O tecido felpudo parecia ainda mais promissor como isolante leve, então ela o levou de volta para a empresa.
- Em 1975, a Patagonia construiu um protótipo de jaqueta usando o tecido de cobertura de assento de vaso sanitário. Ela possuía um tecido liso na parte externa e a felpa fofa no interior. A jaqueta não era muito resistente – o tecido externo formava bolinhas após uma lavagem – mas era quente, isolava mesmo quando molhada, secava rapidamente e era significativamente mais leve que a lã, então Chouinard sabia que a empresa estava no caminho certo.
- Para criar um tecido similar que fosse mais durável e pudesse ser fabricado para seus propósitos, Chouinard se aproximou da Malden Mills, agora Polartec, em 1981, e o fleece como o conhecemos nasceu oficialmente. O Synchilla, o fleece mais fino usado para jaquetas como o famoso Snap-T, foi lançado em 1985. A primeira jaqueta Retro Pile, com o fleece mais grosso na parte externa, foi lançada em 1988.
- Na página do catálogo daquele ano, há uma foto famosa de Chouinard e Rick Ridgeway segurando uma garrafa de vinho e rindo enquanto usavam suas jaquetas de fleece com a felpa no interior, como o protótipo de 1975. O texto do catálogo explicava por que a empresa moveu a felpa para o exterior: “O novo Retro Pile é laminado no interior com tricô de Capilene que irá absorver a umidade da pele e permitir que ela se espalhe pelo tricô. O calor do corpo então empurra o vapor de água para fora, para as fibras de felpa onde, agindo como a água age no cabelo, ele irá ‘escalar’ elas e eventualmente evaporar no ar.”
- O catálogo continuou descrevendo um dos primeiros testes da nova construção do fleece: “Achamos que tudo isso soava muito teórico até tentarmos nas Rocky Mountains Canadenses em novembro durante uma viagem de escalada – estava cerca de -10 °C do lado de fora do abrigo com o vento, e congelando por dentro. Do lado de fora, usamos o RetroPile com duas camadas de roupa íntima de Capilene e uma Jaqueta Storm Gear Shell; ficamos secos e aquecidos. Na verdade, se você tocasse a felpa após o esforço, você poderia sentir a umidade no exterior.”
- O fleece Retro-X, que tem um fleece ainda mais grosso no exterior, foi lançado pela primeira vez em 1993 com o Cardigã Retro-X.
- 1993 foi também o primeiro ano em que a Patagonia ofereceu uma jaqueta de fleece à prova de vento. De acordo com o catálogo, o Retro-X é composto de três elementos: “Pile de poliéster de 1⁄4”, tecido Silkweight Capilene® e (entre os dois) uma barreira P.E.F. à prova de vento. Embora essa barreira pare completamente o vento, ela não reduz a respirabilidade. O Retro-X tem a mesma respirabilidade do Retro Pile.”
- Quando perguntei à equipe de arquivos sobre o corte mais curto de uma jaqueta como a Retro Pile, que fica na altura da cintura e continua assim até hoje, eles disseram que o protótipo original para testes foi feito para a fisionomia de Chouinard. O design e o ajuste funcionaram, então foram mantidos para a produção.
Hoje, a Patagonia oferece jaquetas, coletes e pulôveres Retro Pile e Retro-X para homens, mulheres, crianças e bebês. Meus dados anedóticos de Nova York, apoiados pelas estatísticas de Simpson, confirmam que essas jaquetas continuam sendo essenciais para a marca.
“Essas peças se provaram por décadas. Vemos aumentos em certas áreas ou em certos momentos, mas de outra forma ou outra essas jaquetas estão sempre na terceira marcha, seguindo firmes para nós”, diz Simpson.
Em termos de atualizações, houve pequenos ajustes de design aqui e ali, mas o design atual é surpreendentemente semelhante ao original. Simpson diz: “Nós sempre temos essa mentalidade de aprimoramento onde afinamos e lapidamos, mas por que mudaríamos completamente um ícone que está realmente se saindo bem?”
A pegada ambiental, no entanto, mudou completamente. É fleece, então a Patagonia, como todos os outros, luta com o problema dos microplásticos. Em resposta, a empresa lançou várias iniciativas, incluindo uma nova engenharia que reduz o desprendimento e uma campanha pedindo aos compradores para lavarem seus fleeces com menos frequência, em água fria (o que também reduz o desprendimento) e, idealmente, em uma sacola especial para máquina de lavar que captura as fibras. Trabalhando com a Samsung, a empresa também desenvolveu um filtro para máquina de lavar que pode cortar pela metade o desprendimento de microplásticos. No lado da produção, cada Retro Pile e Retro-X é feito de poliéster 100% reciclado em uma fábrica certificada pelo Fair Trade.
Simpson e a equipe de arquivos apontaram que a qualidade e a longevidade também são um aspecto ambiental importante. A Patagonia sempre defendeu a robustez de suas roupas e isso claramente parece se manter verdadeiro, dado o robusto mercado online para jaquetas de fleece antigas da Patagonia que foram usadas por duas ou três décadas e ainda têm vida. E enquanto conversávamos ao telefone, Moore observou que ela estava usando um Snap-T dos anos 90.
É curioso ver marcas de fast fashion recriando algo que a Patagonia pensou há quase 50 anos, mas Simpson não está surpreso, apontando que a Patagonia sempre preferiu o caminho longo e nunca quis perseguir tendências, mas construir produtos que são funcionais por anos.
Matéria originalmente publicada na Outside USA.