Três pessoas morreram e quatro ficaram gravemente feridas após um helicóptero que transportava esquiadores cair na última segunda-feira (22) em uma área remota da Colúmbia Britânica, Canadá.
O acidente ocorreu por volta das 16 horas nas Montanhas Skeena, cerca de 29,8 km ao norte da cidade de Terrace. Além do piloto, o helicóptero levava um guia e cinco convidados da empresa Northern Escape Heli-Skiing.
Veja também
+ Reabertura da Trilha da Petrobrás atraiu mais de 6.300 ciclistas em menos de dois anos
+ Crie uma cozinha outdoor perfeita com estas dicas de profissional
+ Em sensação térmica de -30° C, mais de 20 esquiadores são resgatados após desaparecerem nos EUA
A Northern Escape Heli-Skiing realizou uma coletiva de imprensa em Terrace às 15h da última terça, 23 de janeiro. O presidente da empresa, John Forrest, confirmou que os quatro esquiadores feridos foram levados ao Hospital Memorial Mills em Terrace.
No momento da coletiva, todos os quatro haviam sido transportados para outros hospitais na Colúmbia Britânica para receberem cuidados médicos mais avançados. Dois dos pacientes estão em estado crítico e dois em estado grave.
“Os convidados que esquiam conosco e os funcionários que trabalham aqui fazem parte da nossa família”, disse Forrest. “É impossível expressar em palavras a profunda tristeza que sentimos e o pesar compartilhado por nossos convidados e nossa equipe.”
O The Vancouver Sun relatou que a mídia italiana divulgou informações das famílias dos cinco clientes, todos bem conhecidos em seu país. Os falecidos são Heiner Junior Oberrauch, de 29 anos, e Andreas Widmann, de 35 anos. Os feridos são Jakob Oberrauch, de 34 anos; Johannes Peer, de 34 anos; e Emilio Zierock, de 35 anos.
Os irmãos Oberrauch são filhos de Georg Oberrauch, fundador da Sportler, uma icônica marca varejista de esportes italiana. Peer é executivo na Sportler. A família de Widmann é proprietária da TEXmarket, uma empresa têxtil de vestuário esportivo, e Zierock ajuda a gerenciar a vinícola da sua família, Foradori, nas Dolomitas.
A causa do acidente permanece incerta. A Northern Escape Heli-Skiing ainda trabalha com autoridades locais para investigar.
Segundo o Environment Canada, havia um alerta de nevasca em vigor para Terrace, o centro populacional mais próximo do local do acidente, em 22 de janeiro. As temperaturas ficaram em torno de 0 graus Celsius, com ventos moderados a fortes vindos do norte a 29 km/h, e rajadas de até 48 km/h. Forrest declarou na coletiva de imprensa que, quando o acidente ocorreu, as comunicações programadas estavam acontecendo de acordo com os protocolos da Northern Escape Heli-Skiing.
Eles souberam do acidente “durante o tempo entre as chamadas programadas” através de uma comunicação de rádio de um convidado envolvido no acidente. Ele disse que a Northern Escape Heli-Skiing ativou imediatamente seus protocolos de emergência, incluindo a interrupção de todas as atividades de esqui e o envio de equipes de busca e resgate.
Dois outros helicópteros operando na área, incluindo um com esquiadores da Unbound Gear & Apparel, uma loja local de artigos esportivos, se juntaram ao esforço de resgate, junto com a equipe de guias da Northern Escape Heli-Skiing. Uma operação vizinha, a White Wilderness Heliskiing, ajudou a evacuar outros convidados e funcionários da Northern Escape Heli-Skiing de suas três pousadas de esqui em áreas remotas.
“Estamos trabalhando para retomar as operações, mas ainda não sabemos quando isso será”, disse Forrest. “No momento, nosso foco está em apoiar aqueles que foram impactados por este acidente.”
A Colúmbia Britânica é o berço do heli-esqui, e a Northern Escape Heli-Skiing é uma das principais operadoras da província, oferecendo viagens em grupos pequenos a partir de luxuosas pousadas em áreas remotas. Foi fundada por um grupo de quatro amigos, incluindo Forrest, em 2004.
A empresa se orgulha de ser uma das primeiras operadoras a oferecer heli-esqui carbono neutro e uma das primeiras a usar o helicóptero Agusta Koala, considerado um dos melhores em desempenho na indústria. “Nossos helicópteros Agusta Koala são como Ferraris para as montanhas”, diz o site da Northern Escape Heli-Skiing. “O desempenho, a segurança e a capacidade de pouso desta máquina superam qualquer outro helicóptero do ramo.”