Formações rochosas que desafiam a nossa imaginação, as Chapadas brasileiras destacam-se por suas paisagens únicas e biodiversidade extraordinária.

Em 2023, o fotógrafo outdoor Fayson Merege realizou um antigo sonho: percorrer as quatro chapadas mais icônicas do País: Veadeiros, Guimarães, Mesas e Diamantina.

Foram três meses a bordo do projeto Chapadas do Brasil, onde Fayson capturou paisagens famosas ou menos turísticas, revelando cenários de pura beleza.

Veja também
+ 7 destinos de aventura para visitar no Brasil em 2024
+ Nas Marés: conheça a iniciativa pioneira que tem o barco e o oceano como mestres
+ O estilo de vida de nômade digital realmente vale a pena?

“Fomos em busca de lugares para quem realmente curte aventura”, destaca Fayson, que também é montanhista e já desbravou 45 países. Nas Chapadas, ele conseguiu unir suas maiores paixões: natureza e fotografia, eternizando diferentes biomas brasileiros.

“São cachoeiras, cavernas, grutas, lagoas com tons de azul turquesa, lagos e formações geológicas que mostram o que há de mais sagrado no nosso país”, diz Fayson, que encontrou na fotografia documental a melhor maneira de se expressar no outdoor.

“Para mim não tem coisa melhor do que andar de duas a três horas em uma trilha, passar por dentro de cânions até conseguir capturar a beleza de uma cachoeira escondida”, finaliza o fotógrafo.

Para acompanhar suas aventuras, siga o perfil @faysonmerege no Instagram.

Chapada dos Veadeiros

“Tudo começou em julho na Chapada dos Veadeiros, um destino único no Cerrado brasileiro. A cada dia, novos atrativos são descobertos para visitação. Isso faz com que o turista precise planejar muito bem o seu roteiro, para não deixar escapar nada. Nossa expedição durou dez dias e foi pensada para fugir do óbvio. Lugares acessados somente com 4×4, trilhas guiadas e a região de Colinas do Sul.

Cachoeira do Guardião. Foto: Fayson Merege.
Cachoeira da Catedral. Foto: Fayson Merege.
Mirante da Janela. Foto: Fayson Merege.
Complexo Rei e Rainha do Prata. Foto: Fayson Merege.
Rainha do Prata. Foto: Fayson Merege.
Chapada Diamantina

“A Chapada Diamantina fica bem no coração da Bahia. É um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil mas, ironicamente, a maior frequência fica por conta de turistas estrangeiros. Tarefa complexa é eleger qual a paisagem mais bonita, diante dos paredões rochosos sobre a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga preservada por toda sua extensão.”

Vale do Pati. Foto: Fayson Merege.
Gruta da Lapinha. Foto: Fayson Merege.
Cachoeira da Fumacinha. Foto: Fayson Merege.
Cachoeira do Buracão. Foto: Fayson Merege.
Cachoeira da Fumacinha. Foto: Fayson Merege.
Chapada das Mesas

“A Chapada das Mesas fica no centro sul do estado do Maranhão, um destino bem estabelecido na região, apesar de ser ainda desconhecido por muita gente. Além do Parque Nacional, criado em 2005, o local oferece atrações como grutas, formações rochosas, cachoeiras e trekking. Para os mais aventureiros, é possível fazer o trekking entre as cachoeiras de São Romão e do Prata. Para isso, conte com apoio do turismo de base comunitária, dormindo na casa dos locais.”

Chapada das Mesas. Foto: Fayson Merege.
Portal da Chapada. Foto: Fayson Merege.
Encanto Azul. Foto: Fayson Merege.
Cachoeira São Romão. Foto: Fayson Merege.
Cachoeira Santa Bárbara. Foto: Fayson Merege.
Chapada dos Guimarães

“Cada vez mais conhecida por viajantes brasileiros e estrangeiros, a Chapada dos Guimarães, localizada no Mato Grosso, é um verdadeiro paraíso cercado de áreas verdes, cachoeiras e cânions. Patrimônio Mundial da Humanidade, tem como principal característica seus paredões vermelhos de arenito de enormes extensões.”

Cachoeira Véu de Noiva. Foto: Fayson Merege.

 

Caverna Aroe Jari. Foto: Fayson Merege.
Cidade de Pedras. Foto: Fayson Merege.
Estrada Parque Nacional. Foto: Fayson Merege.
Mirante Geodésico. Foto: Fayson Merege.