O Giro d’Italia Ride Like a Pro Brasil terá duas novidades na edição de 2024: uma nova categoria para amadores e outra para federados. A terceira edição da prova de ciclismo acontece dia 28 de abril em Campos do Jordão (SP) e terá percursos de 112 km, 63 km e 54 km pela Serra da Mantiqueira.
+ BikingMan Brasil: conheça uma das provas mais extremas do ciclismo nacional
+ O que acontece quando um ciclista amador pedala todo o percurso do Tour de France
De acordo com Fábio Oliveira, sócio-diretor do projeto no Brasil, o objetivo da criação das novas categorias é garantir uma prova equilibrada entre todos os participantes e dar espaço para que atletas amadores possam vencer.
A categoria para federados ganhou o nome de Pelotão de Elite. Desde 15 de dezembro, atletas filiados às Federações Estaduais ou à Confederação Brasileira de Ciclismo têm a oportunidade de se inscrever neste pelotão exclusivo, projetado para atender ciclistas de todas as modalidades. As diretrizes para o Pelotão Elite incluem:
● Restrição de inscrição de atletas profissionais em outras categorias;
● Transferência automática de atletas federados já inscritos para o Pelotão Elite;
● A prova não contará para o ranking;
● Os resultados serão anunciados para as categorias Masculino e Feminino Sub23, Elite, Sub30, Master A e B.
Já a categoria para amadores do Giro d’Italia Brasil buscará um ambiente de prova mais equilibrado e gratificante para todos os competidores que buscam uma experiência similar àquelas vivenciadas pelos atletas da elite do ciclismo mundial.
Ver essa foto no Instagram