No competitivo campo da fotografia, o Red Bull Illume Image Quest 2023 destaca-se como o principal prêmio no qual fotógrafos de aventura do mundo inteiro compartilham sua criatividade e talento.
A edição deste ano mais uma vez trouxe à tona esforços extraordinários para capturar o momento perfeito, oferecendo também uma janela para histórias incríveis.
Desde os íngremes penhascos de Utah até as maravilhas geométricas da Espanha, esses fotógrafos empurraram os limites da arte, unindo habilidade e técnica com uma paixão inegável pela fotografia.
Descubra abaixo como os vencedores do Red Bull Illume 2023 capturaram suas fotos.
Veja também
+ Rota Cervejeiros do Vale: o novo percurso que combina ciclismo e cerveja
+ Lenda viva do triathlon, Alexandre Ribeiro compartilha trajetória em autobiografia
+ Como dar um gás no treino para se preparar para o verão?
Inovação e Vencedor Geral – Krystle Wright (AUS)
Krystle Wright, uma fotógrafa australiana apaixonada por aventura, conquistou tanto a categoria Inovação quanto o Prêmio Geral. O clique vencedor foi tirado em Long Canyon, Utah (EUA), mostrando a escaladora Angela VanWiemeersch em uma fenda iluminada por dentro.
“Acontece que ao desacelerar e abraçar o tédio novamente em minha vida, meus sonhos voltaram a me inspirar em novos projetos apaixonantes. Um dia, a caminho da minha escalada local, uma ideia me atingiu como um raio, e imaginei iluminar uma fenda por dentro em uma escalada tradicional icônica. Afinal, a fenda é a característica da escalada tradicional e eu queria buscar a fenda perfeita. Moab sempre me trouxe de volta várias vezes e, ao me juntar a Angela VanWiemeersch, encontramos a ‘Seventh Serpent’ em Long Canyon. Como de costume, meu tempo de cronometragem é horrível e uma onda de calor desceu sobre Moab, o que significava que tínhamos apenas algumas preciosas horas sombreadas à tarde para instalar as luzes na fenda. Sempre estarei nervosa nessas situações, mas quando corri de volta pelo desfiladeiro para posicionar minha câmera, que sensação espetacular foi testemunhar a fenda ganhando vida enquanto a escuridão nos envolvia.”
Obra-prima – Lorenz Holder (ALE)
Lorenz Holder, da Alemanha, um fotógrafo que combina a criatividade da arte com a dinâmica dos esportes de ação, venceu a categoria Obra-Prima. Sua foto do atleta Senad Grosic, contrastando com o labirinto pastel de La Muralla Roja, na Espanha, é o equilíbrio perfeito entre arquitetura e ação.
“Para Senad e eu, isso era apenas um playground com quase infinitos spots e oportunidades, onde ambos poderíamos expressar nossa criatividade. Para esta foto, eu queria mostrar a variedade de cores pastel e diferentes estruturas, e compor isso com um truque de BMX do Senad com o equilíbrio certo entre arquitetura e esportes de ação. Tivemos que esperar um pouco, até que o sol estivesse no lugar certo, para iluminar toda a cena de maneira bastante uniforme, para que as cores do prédio mostrassem todo o seu potencial sem ter sombras na imagem.”
Criatividade – Delphin Montessuit (FRA)
O fotógrafo francês Delphin Montessuit mescla estudos arquitetônicos com um profundo amor pelas montanhas e pela fotografia de aventura. Sua foto vencedora na categoria Criatividade apresenta Virgile Devin em uma composição minimalista de alto contraste em uma escalada em L’Usine, Voreppe, França.
“Num domingo após uma noite divertida com Virgile Devin e amigos em Grenoble, decidimos fazer uma escalada neste local. Foi quando consegui fotografar Virgile preso ao teto da caverna, a luz brilhante vinda de fora da caverna na foto original me deu a ideia de uma colagem minimalista de alto contraste. Para criar essa imagem, decidi ultrapassar os limites da minha criatividade, mesclando minhas habilidades de edição fotográfica com avanços tecnológicos modernos. Projetei a cena usando um bloco de gelo gerado digitalmente. Escolhendo o preto e branco, pude expressar meu amor pela simplicidade e pelo contraste, enquanto recordava a grandiosidade da montanha com um elemento de gelo superdimensionado. Esta imagem é o resultado de muitas inspirações que moldaram minha jornada como fotógrafo: as montanhas, o poder dos esportes extremos, a exploração de novas maneiras de criar, tudo compartilhado com bons amigos.”
Emergente – Gonzalo Robert Parraguez (CHL)
Gonzalo Robert Parraguez, do Chile, um videomaker apaixonado por esportes extremos, conquistou a categoria Emergente. Sua foto de Kilian Ivelic Astorga em Maipo, Chile, foi o resultado de um rapel de 15 metros em um cânion, capturado a uma velocidade de obturador de 1/1000. Sua dedicação em capturar a essência do mundo outdoor brilha nesta imagem.
“Acho que esta é uma das minhas fotos favoritas, pois inclui um pouco de tudo. Para chegar à cachoeira, você precisava dirigir duas horas, andar dez minutos e, então, para tirar esta foto, tive que fazer um rapel de 15 metros, pois a cachoeira está em um cânion profundo. Para chegar na posição que eu queria, a única maneira de chegar lá era fazendo rapel. Com Kilian, estamos filmando e procurando lugares há alguns anos e continuar fazendo essas missões com ele é uma das minhas coisas favoritas.”
Energia – Ted Grambeau (AUS)
O fotógrafo australiano Ted Grambeau, conhecido por sua fotografia no big surf, conquistou a categoria Energia com uma foto dramática em Shipstern Bluff, na Tasmânia. James ‘Jimmy’ McKean é o surfista navegando nas ondas perigosas capturadas por Grambeau. Um trabalho que é um testemunho do poder bruto e da imprevisibilidade da natureza.
“Um dos dias mais extremos em Shipstern Bluff, uma área remota da costa na Tasmânia, Austrália. A bancada irregular cria degraus na onda que adicionam imprevisibilidade e criam uma imagem espetacular na base de imponentes penhascos marítimos. O lendário local Jimmy McKean navega por uma série irregular diante de uma gigantesca ondulação de sul. Os degraus são um tanto imprevisíveis e exalta à natureza precária de uma das ondas mais espetaculares e perigosas do mundo.”
Lifestyle – Ross Taylor (GBR)
Ross Taylor, do Reino Unido, venceu a categoria Lifestyle com uma captura espontânea em Anchor Point, Taghazout, Marrocos. Esta foto, tirada com uma Sony α6400, encapsula a vibração dos surfistas em um dia que promete ondas excepcionais, destacando o amor de Taylor por documentar esportes de ação em paisagens deslumbrantes.
“Estava no Marrocos em uma surf trip com amigos, o que felizmente coincidiu com o primeiro swell realmente bom da temporada. Eu cheguei ansiosamente ao estacionamento antes do nascer do sol e, através do crepúsculo e da névoa, vi séries perfeitas se desdobrando pelo point break. Quando esse carro retrô, carregado com todos os tipos de equipamentos de surfe, parou, eu soube que era uma composição boa demais para perder. Espero que essa imagem capture um pouco da vibração que todos nós, surfistas, conhecemos bem; a excitação, a antecipação e a pura felicidade de chegar a um local e descobrir que as ondas são ainda melhores do que o previsto.”
Fotos do Instagram – Yhabril (ESP)
Representando a Espanha, o olhar atento de Yhabril para a cor e a fotografia o levou a vencer a categoria Fotos do Instagram. Seu clique de Alejandro Arellano, em Punta Malacara, Espanha, mostra a harmoniosa mistura de tons na hora dourada.
“Em uma dança de luz e cor, as montanhas serviram de pano de fundo para a arte aérea de Alejandro. Esta foto é uma sinfonia de tons naturais, cada nota um testemunho da beleza da paisagem.”
Playground – Jb Liautard (FRA)
O fotógrafo francês Jb Liautard conquistou o prêmio Playground com a imagem de Kilian Bron, em Nazca, Peru. Usando um drone, a foto de Liautard foi cuidadosamente coreografada para capturar os padrões únicos do deserto e a habilidade do atleta.
“Voei meu drone lá em cima e a vista era absolutamente deslumbrante. O vento moldou essa enorme duna com um padrão perfeito, o mesmo que podemos ver em uma escala muito menor. Era tão perfeito que quase parecia falso. Depois que decidi qual linha queria que o Kilian seguisse, era hora de começar e tivemos sorte o suficiente que ele fez uma curva no momento perfeito para levantar um pouco de areia.”
RAW – Léo Grosgurin (FRA)
Léo Grosgurin, da França, venceu na categoria RAW com sua impressionante imagem de Arthur Deblonde, em Briançon, França, onde combinou a beleza natural com a habilidade esportiva.
“Esta foi para mim uma das fotos mais difíceis de tirar. Em uma semana ventosa, muitos lariços no vale estavam perdendo seus espinhos. Então, estávamos procurando o lariço mais bonito ao redor de Briançon, na França, e felizmente encontramos esta árvore magnífica com as cachoeiras ao fundo. Tudo estava perfeito. Chegamos de manhã para criar um salto, depois tivemos que encontrar um suéter amarelo para Arthur que combinasse perfeitamente com a árvore. Nossa janela de oportunidade foi muito curta, eu queria absolutamente ter as cachoeiras ao fundo, enquanto a árvore e Arthur estavam bem iluminados pelo flash. Um único teste nos permitiu ter todas as condições unidas em uma única foto perfeita.”
Reels do Instagram – Gabriel Marwein (IND)
Ver essa foto no Instagram
Gabriel Marwein, da Índia, venceu a categoria Reels do Instagram com uma dinâmica filmagem de Dolph Graham Kharrinam, em Lower Lachumiere, Shillong, Índia.
“Dolph e eu estávamos planejando filmar para um curta-metragem. Nunca planejamos isso. Estávamos procurando bons lugares para o nosso filme e, felizmente, decidimos tentar isso e deu certo.”