O futuro da entrega de pizza chegou e se parece muito com uma bicicleta com um foguete amarrado na parte de trás. Não, a pizza não será entregue mais rápido, mas a nova bicicleta elétrica de entrega da Domino’s e seu forno embutido com certeza vão garantir que a pizza chegue quentinha até o cliente.
+ Contran regulamenta circulação de e-bikes no Brasil; veja as regras
+ Bikes elétricas chegam para agilizar entregas dos Correios
+ Conheça a bicicleta elétrica inspirada no surf
A Domino’s Pizza Enterprises Ltd afirma que uma pizza sendo entregue pode experimentar até 10,2 G de força – mais do que um piloto de jato de combate – o que significa que qualquer coisa adaptada para entrega de alimentos precisa ser o melhor possível.
Qual é a solução deles? “Ir audaciosamente onde nenhuma empresa de pizza esteve antes”.
É aí que entra a nova bicicleta deles. Chamada de Domino’s DXB e-bike, ela possui um forno (ou o que eles chamam de “cápsula de pizza controlada por temperatura”) para manter a comida na temperatura ideal enquanto está sendo entregue.
O mesmo forno inclui o que eles chamam de “suspensão de era espacial” para impedir que a pizza seja dobrada ao meio quando inevitavelmente experimenta esses 10,2 G de força. A Domino’s afirma que a suspensão reduz as forças G em até 67% para preservar sua pizza enquanto viaja do forno para suas mãos.
E quanto ao resto da bicicleta?
A bicicleta de entrega Domino’s DXB é construída sobre o que parece ser uma e-bike padrão. Ela tem rodas de 50 cm, uma bateria integrada no tubo inferior e um motor traseiro. O suporte lateral estabiliza a bicicleta quando a pizza está sendo retirada e colocada, com luzes nas rodas para melhorar a visibilidade.
Então, é um aquecedor de pizza com uma suspensão embutida para manter sua entrega no lugar, não um foguete amarrado na parte de trás de uma bicicleta. Ok?
Qual é o problema?
Você não vai encontrá-la no Brasil. Sua distribuição limitada será entre os mercados da Domino’s Pizza Enterprise (DPE) com sede na Austrália, incluindo Austrália, Nova Zelândia, Holanda, Taiwan e outros.
As filiais de diversos países do mundo, incluindo dos EUA, têm vários veículos de entrega, incluindo uma variedade de e-bikes Rad Power com caixas isoladas na parte de trás para manter seus produtos aquecidos — mas nem esta novidade chegou no Brasil ainda.