Idealizada pelo escalador e filmmaker Eliseu Frechou, a websérie documental Profissão Montanhista vai ao ar a partir desta quarta-feira (15) em seu canal no YouTube.
Divida em 13 episódios, a série traz as andanças de Eliseu Frechou pelo universo da escalada, reunindo grandes histórias de quem faz o esporte acontecer.
Veja também
+ Profissão Montanhista: série traz visão inédita sobre a escalada no Brasil
+ Por que o trekking foi proibido nesta famosa geleira da Patagônia?
+ Diana Nyad é heroína e vilã em ‘Nyad’, novo filme da Netflix
No primeiro episódio, Frechou apresenta as dificuldades da época das chuvas, mostra escaladas sensacionais em Itatim, na Bahia, Falésia dos Olhos e Serra da Cambotas, em Minas Gerais, além de visitar o ginásio de escalada indoor Casa de Pedra, em São Paulo.
“Há muito tempo que eu não produzia filmes. Desde ‘Harmatan’, de 2013, andava desanimado com a falta de espaço no mercado de televisão e streaming que bancassem produções independentes de qualidade”, escreveu Frechou em seu perfil no Instagram.
“Mas havia uma história na minha cabeça e eu queria contá-la. Roteiro? Não existia. A direção seria o fluxo da vida, que aconteceu desde então com uma câmera em punho”, destacou o montanhista, que tem mais de 40 anos dedicados ao esporte.
Antes de ser finalizado, Profissão Montanhista teve apoio de crowdfunding e também de empresas que acreditaram no projeto. De acordo com Frechou, a websérie possui um roteiro que vai na contramão de reality shows estereotipados.
“Durante 13 meses eu carreguei uma câmera e captei uma história verdadeira. Sem forçar a barra, conversei com pessoas reais sobre assuntos que interessam aos montanhistas e é nessa linha que a websérie será balizada”, conta o guia de montanha, que já protagonizou escaladas épicas em lugares como Monte Roraima, Valle de Los Cóndores (Chile), Kaga Tondo (Mali) e Yosemite (EUA).
Ver essa foto no Instagram
Para mais informações, acesse o perfil @eliseufrechou no Instagram.