Em breve, os pneus da sua bicicleta poderão ser feitos de uma fonte inesperada: redes de pesca.
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Quando você pensa na composição dos pneus de bike, provavelmente imagina borracha. Embora isso seja verdade, por baixo da banda de rodagem de borracha há também uma carcaça de nylon que proporciona resistência e forma ao pneu.
O nylon é feito de petróleo e, numa indústria de ciclismo cada vez mais preocupada com a sua pegada ambiental, descobrir uma forma de mitigar parte desse uso de petróleo representa uma oportunidade para fazer uma mudança significativa.
Essa mudança parece estar em andamento. A Formosa Taffeta Co., com sede no Taiwan, uma grande fornecedora de material para os principais fabricantes de pneus de bicicleta, está ajudando a abandonar o petróleo, reciclando redes de pesca e as transformando em base de pneus.
Esta será uma notícia familiar para quem acompanha de perto a indústria do ciclismo. A Maxxis anunciou um pneu há pouco menos de um ano feito de redes de pesca recuperadas e tem exibido o novo material em feiras como Taipei Cycle em 2023. Tudo isso foi possível graças ao material Seawastex da Formosa Taffeta Co.
Mas a Maxxis não ficará sozinha por muito tempo no uso do Seawastex. Um representante da Formosa afirma que tem trabalhado com dois grandes fabricantes de pneus de bicicleta na Europa, um na Itália e outro na Alemanha, na utilização do material já em 2024.
Considere que a empresa trabalha com quase todas as marcas de pneus de bicicleta que você possa imaginar e há um grande potencial no futuro para substituir o petróleo por material descartado que, de outra forma, seria lixo flutuando no oceano ao largo da costa do Taiwan.
Menos energia, menos lixo – uma situação em que todos ganham
O material Seawastex é benéfico em várias frentes. Para a fabricação, a Formosa utiliza redes recuperadas do oceano ao largo da costa do Taiwan, removendo literalmente toneladas de redes do mar, o que significa um oceano mais limpo e menos vida selvagem afetada pelo lixo.
Depois, há a vantagem de fabricar material de nylon a partir de redes recicladas em vez de começar do zero com petróleo. A marca afirma que a produção do Seawastex tem 49% menos emissões equivalentes de dióxido de carbono e utiliza 15% menos energia do que o núcleo do pneu feito de petróleo.
Além disso, há um benefício adicional no fato da Formosa ser capaz de obter este material localmente da indústria pesqueira do Taiwan, reduzindo as emissões associadas ao transporte. (Infelizmente, isso também significa que há muitas redes de pesca no oceano.)
Mesma resistência e qualidade do petróleo
A Seawastex consegue criar este material reciclado sem qualquer perda significativa de qualidade ou resistência em comparação com materiais virgens.
Na verdade, em testes de resistência à ruptura, alongamento, contração térmica e várias outras métricas, o material Seawastex reciclado é quase idêntico ao material de nylon 6 virgem em seu desempenho.
Além do mundo dos pneus, os tecidos de nylon reciclado da Formosa já são comprovados há cinco anos. A fornecedora trabalha com a Patagonia para criar seu material NetPlus, também a partir de redes de pesca recicladas.
É necessário notar que a empresa-mãe da Formosa Taffeta Co. é o Formosa Plastics Group que, entre outras coisas, possui uma rede de postos de gasolina e está envolvido em outros negócios petroquímicos, portanto, há muitas preocupações ambientais maiores sobre o negócio, como um todo. Mas para o seu negócio de materiais para pneus de bicicletas, este é um passo útil na redução dos impactos ambientais.