Depois da dobradinha no pódio do street feminino, com Rayssa Leal conquistando o ouro e Pâmela Rosa com a prata, o skate brasileiro continua fazendo excelentes resultados nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Desta vez, foi a vez de Lucas Rabelo garantir mais uma medalha de ouro para o Brasil no street masculino, enquanto a jovem Raicca Ventura, 16 anos, fez bonito na modalidade Skate Park, conquistando a prata.
+ São Paulo anuncia candidatura a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031
+ Surf brasileiro disputa vaga olímpica nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
+ As chances do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
No emocionante final do street masculino, disputado sob os olhares atentos do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, presente na arquibancada, Lucas Rabelo brilhou ao somar um total de 264.45 pontos. A performance de Lucas foi dominante desde o início, e ele demonstrou seu talento com uma pontuação inicial de 79.55 na primeira volta, garantindo-lhe a liderança. Nas voltas subsequentes, ele continuou impressionando com 91.15 e 93.75 pontos, o que foi mais do que suficiente para assegurar a medalha de ouro.
Completando o pódio do street masculino, o peruano Angelo Caro conquistou a medalha de prata, com 256.80 pontos, seguido pelo colombiano Luis Jhancarlos González, que levou o bronze com 247.82 pontos. O brasileiro Gabryel Aguilar, que também disputou a final, terminou na oitava colocação com 135.91 pontos. Já o medalhista olímpico Kelvin Hoefler, que brilhou nos Jogos de Tóquio em 2020, desistiu de disputar o Pan de Santiago.
Enquanto isso, na modalidade Skate Park, a jovem Raicca Ventura, de apenas 16 anos, conquistou a medalha de prata. A skatista de Santo André, São Paulo, acumulou um total de 82.54 pontos, ficando atrás apenas da canadense Fay Ebert, que levou o ouro com 84.66 pontos. O bronze ficou com a americana Bryce Wettstein, que pontuou 79.95, representando os Estados Unidos.
Raicca Ventura mostrou habilidade e consistência ao longo da competição. Nas duas primeiras voltas, a jovem skatista caiu faltando apenas 6 e 7 segundos para o final, mas suas manobras foram suficientes para impressionar os juízes e garantir uma excelente pontuação. Na última volta, Raicca entregou uma boa execução das manobras, mas, apesar da boa volta, não foi suficiente para superar Fay Ebert.