Pesquisadores da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas) e do Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ concluíram que, por cada um dos mais de 8 mil brasileiros que optam pela bicicleta como meio de transporte em vez do carro, 4,4 kg de CO2 deixam de ser emitidos anualmente.
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Já quem opta pelo ônibus, em vez do carro, evita lançar na atmosfera 41,9 kg da mesma substância durante o mesmo período. A somatória mostra que o uso da bike diminui quase 400 mil toneladas de gases poluentes por ano atualmente.
O estudo foi realizado no Rio de Janeiro e projetado para todo o Brasil. Considerando que a média de consumo de um carro popular é de 9 km/L de gasolina e o de ônibus é de 3 km/L de diesel, a redução na emissão de gases poluentes chega a 385.216 toneladas por ano.
Outra pesquisa, com base em um extenso banco de dados abrangendo 60 países sobre a posse e uso de bicicletas, ainda revela que, embora a produção de bicicletas tenha superado a de automóveis entre 1962 e 2015, o uso cotidiano de bicicletas representou apenas 5% da média.
Emissões globais
O setor de transportes, com ênfase nos automóveis, responde por um quarto das atuais emissões de gases de efeito estufa, e a demanda global por transporte tende a triplicar até meados deste século.
A Organização das Nações Unidas (ONU) lidera esforços globais para enfrentar essas mudanças, promovendo acordos internacionais como o Acordo de Paris. O objetivo desse acordo é conter o aumento da temperatura média global a 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais.
Para alcançar essa meta, é essencial reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa. A adoção de meios de transporte sustentáveis é uma das maneiras de contribuir para essa redução de emissões, o que, por sua vez, ajuda a atenuar os impactos das mudanças climáticas.