Na semana passada, uma rachadura de 60 metros apareceu do dia para a noite perto do penhasco Royal Arches do Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos. A fenda foi rapidamente escalada e denominada “Super Natural” antes que os funcionários do parque fechassem a área clássica. O geólogo do parque informou que nunca observou nada parecido na região.
+ Marco Aurélio: polícia retoma buscas por escoteiro desaparecido nos Marins
+ Manchas de óleo voltam a aparecer em praias da Bahia
O aviso de fechamento do parque afirma: “Escaladores relataram recentemente uma nova rachadura em um penhasco no lado oeste de Royal Arches, perto da rota de escalada “Super Slide” em Yosemite. A investigação subsequente revelou que esta fissura separou parcialmente um grande pilar de rocha e que a fissuração estava ocorrendo ativamente. Como um esforço de precaução para reduzir o risco de queda de rochas, o Serviço Nacional de Parques está implementando uma área temporária e fechando trilhas enquanto a área é investigada mais detalhadamente.”
Jesse McGahey, guarda florestal supervisor do Parque Nacional de Yosemite, disse à Climbing, da Outside USA: “Ficamos sabendo dessa [nova rachadura] com um guia da Yosemite Mountain School que subiu lá em 6 de agosto e não viu a rachadura. E então ele escalou no dia 20 de agosto e a rachadura estava lá. E foi de uma ponta de dedo até uma fenda do tamanho de uma polegada, com cerca de 60 metros de comprimento.”
Inicialmente, os funcionários do parque colocaram um aviso sobre o Mountain Project, mas não emitiram um fechamento formal até que a área pudesse ser avaliada mais detalhadamente: “…na semana seguinte, um guarda-florestal e um geólogo observaram-na em primeira mão e puderam ouvi-la estalar como um lago congelado que não foi consolidado”, disse McGahey. “E havia pedaços de rocha caindo pela fenda sem tocá-la. O geólogo do parque disse que nunca tinha visto nada assim. Ele nunca foi capaz de observar isso em seus 15 anos em Yosemite.”
Relatórios anteriores de funcionários do parque acrescentaram: “Greg Stock, o geólogo do parque, está atualmente trabalhando em um plano de monitoramento para ver se ocorre mais alguma mudança ou movimento com esta fenda recém-formada. Greg e um guarda-florestal escalador sazonal escalaram recentemente o Super Slide para observar a nova fenda e ouviram ruídos contínuos de rangidos e testemunharam muitas lascas de rocha caindo da fenda. Desde o conhecimento da fenda, ela expandiu-se mais de 2,5 cm na semana passada. É difícil prever se este enorme pedaço de pedra cairá na próxima semana, neste inverno ou se durará muitos anos. Manteremos todos atualizados através da conta do Instagram dos comissários de escalada e outras plataformas de mídia do parque com as informações e resultados mais atuais do levantamento geológico.”
Na manhã desta segunda-feira (18), a rachadura havia aumentado em comprimento em mais 3,6 metros. “Também se ampliou. Em muitos lugares onde havia uma rachadura na ponta do dedo, ela se alargou e se transformou em argolas largas”, disse McGahey.
A queda de rochas é relativamente comum no Vale de Yosemite. Os registros do parque mostram que mais de 1.000 incidentes significativos de queda de rochas ocorreram nos últimos 150 anos. É em parte devido a este processo natural que o parque apresenta características únicas. Fatores como mudanças de temperatura, níveis de umidade e mudanças na vegetação podem contribuir para a queda de rochas. Lesões e mortes associadas são raras, mas não impossíveis.
De acordo com McGahey, houve vários incidentes relacionados com quedas de rochas este ano: “Tivemos uma fatalidade e pelo menos três outros acidentes que exigiram resgates envolvendo falhas de rochas – todos causados por humanos, induzidos por pessoas que arrancaram um bloco de pedra ou alguém encostado na rocha.”
Os cientistas de Yosemite estudam regularmente a ameaça de queda de rochas dentro dos limites do parque, utilizando ferramentas como fotografia de alta resolução e mapeamento a laser para avaliar os riscos.
McGahey lembra aos visitantes que: “É uma situação em evolução e contínua e continuaremos a monitorá-la. Ela permanecerá fechada devido ao fato de ser uma trinca ativa e estamos observando maior propagação ou crescimento da trinca. E também tenha em mente que os escaladores podem encontrar quedas de rochas em qualquer rota em qualquer área de Yosemite.”