Muitos praticantes ou não de atividade física se queixam de dor no joelho e muitas vezes não conseguem identificar a causa do incômodo. Problemas nos joelhos são bastante frequentes e o excesso de peso, falta de exercícios físicos ou exercícios feitos de forma errada estão entre os principais fatores causadores das dores.
+ 5 exercícios infalíveis para equilíbrio e joelhos fortes nas trilhas
+ 6 exercícios para melhorar a sustentação dos quadris, joelhos e tornozelos
A notícia boa é que, com os exercícios certos, é possível viver livre desse incômodo.
Como identificar a causa da dor no joelho?
Os joelhos desempenham um papel fundamental no corpo, sustentando o nosso maior osso, o fêmur, e carregando todo o nosso peso. “Movimentos inadequados, postura desequilibrada e falta de fortalecimento dos músculos das pernas e glúteos também podem resultar em desconfortos. Afinal, a musculatura do nosso corpo está interligada”, explica Monica Marques, diretora técnica da Cia Athletica.
Sobrecarga física, calçados inadequados, desequilíbrio de postura, artrite ou artrose, lesões antigas sem tratamento e falta de fortalecimento muscular também são causadores de dores nos joelhos. Além disso, a idade também desempenha um papel importante no enfraquecimento deles. Com o tempo, as cartilagens recebem menos nutrientes, prejudicando o fortalecimento da musculatura e levando ao desgaste das articulações, resultando em dor.
Segundo Monica Marques, é fundamental procurar a ajuda de um profissional especializado em caso de dor ou desconforto. Dentre as opções mais recomendadas de treinos estão o pilates, musculação, alongamentos, natação, hidroginástica e treinos funcionais. “Nestas modalidades, o aluno encontra exercícios adequados para fortalecer musculatura no entorno do joelho, como ponte, agachamentos, afundo, avanço, adução de quadril, elevação e extensão de perna, flexão de perna e pé”, afirma.