O brasileiro Henrique Avancini garantiu seu segundo título mundial no MTB Marathon (XCM) durante o Mundial UCI Glasgow 2023, realizado neste domingo, 6 de agosto, na Escócia. Avancini, que já havia vencido em 2018, estabeleceu sua dominância ao liderar a prova desde o início.
Avancini completou o percurso de 96,5 km, que apresentava uma elevação acumulada de 3.200 metros, na Glentress Forest. Seu tempo total foi de 4 horas, 14 minutos e 42 segundos, colocando-o na primeira posição. O ciclista tcheco Martin Stosek terminou em segundo lugar, com uma diferença de 28 segundos em relação ao brasileiro, enquanto o alemão Lukas Baum conquistou a medalha de bronze, chegando 1 minuto e 43 segundos depois do vencedor.
+ Pogačar é confirmado no mundial da UCI após decepção no Tour de France
+ Quer evoluir no Mountain Bike? Confira 4 bons Bike Parks perto de São Paulo
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Dessa forma, Avancini retorna ao cenário do Mundial MTB Marathon após sua vitória em 2018, na Itália. Ele expressou sua satisfação em voltar à modalidade e competir em um evento tão importante:
“Volto a competir no XCM depois de muitos anos, pois, após a vitória em 2018 eu não tive a oportunidade de competir novamente na modalidade. Então voltar a esta modalidade em um mundial é um momento especial”, declarou.
O brasileiro continuará sua participação no Mundial UCI Glasgow 2023. Na quinta-feira, 10 de agosto, ele competirá no short track, e no sábado, 12 de agosto, participará da prova de cross country olímpico. Ambas as competições serão transmitidas pelos direitos detidos pela ESPN e pela plataforma Star+ no Brasil.