Tadej Pogačar se recuperou da fadiga do Tour de France, está brincando no Strava e se sente pronto para disputar os campeonatos mundiais de estrada da UCI. O esloveno confirmou esta semana à mídia local que ele se preparará tanto para a corrida quanto para o contra-relógio no mega evento de Glasgow este mês.
+ Tour de France: o início da era Jonas Vingegaard?
+ 5 grandes histórias do Tour de France Feminino 2023
A corrida de estrada do domingo será a primeira competição do jovem de 24 anos desde que sofreu o segundo ano consecutivo de derrota no Tour de France por seu rival Jonas Vingegaard.
Pogačar será acompanhado por Luka Mezgeč, Domen Novak, Matevž Govekar, Kristijan Koren, Tilen Finkšt, Jaka Primožič e Anže Skok para a cansativa corrida escocesa de 277 km. Ele será o único piloto da Eslovênia no contra-relógio.
TADEJ POGAČAR IS COMING TO SCOTLAND 🏴😭
Live footage from the #GlasgowScotland2023 Digital Team Office: https://t.co/QKH65Kexbk pic.twitter.com/qQTyVIomCP
— 2023 UCI Cycling World Championships (@CyclingWorlds) July 31, 2023
‘Depois do Tour, decidimos que era melhor fazer uma pausa’
Pogačar foi fundo em seus esforços para reconquistar a coroa do Tour de France no mês passado.
Tão profundo, na verdade, que o duas vezes camisa amarela foi forçado a abandonar seu início antecipado no recente campeonato europeu de contra-relógio de escalada inaugural, alegando fadiga pós-Tour.
“Depois do Tour, decidimos que era melhor fazer uma pausa, então, infelizmente, não vou conseguir desta vez”, disse ele. “Depois de um pouco de inatividade, vou ver onde serão minhas próximas corridas, mas o foco agora é descansar.”
Pogačar evidentemente não precisou de muito tempo de inatividade.
Ele estava fazendo escaladas em suas estradas locais de treinamento em Mônaco neste fim de semana e tirou Richie Porte da vaga de “Rei das Montanhas” no lucrativo segmento Col de la Madone.
“Iscando Richie Porte para voltar à Europa”, Pogačar intitulou seu pedal Strava com seu típico espírito brincalhão.
+ Como Tadej Pogacar está mudando a cara do Tour de France
Os mundiais da estrada são uma lacuna rara nas conquistas de Pogačar. Ele nunca esteve no lugar certo na hora certa nas corridas de rua e foi superado por motores maiores nos contra-relógios.
Pogačar vai pedalar em Glasgow neste fim de semana com probabilidades relativamente boas no campeonato da UCI. As corridas de rua carecem de subidas longas onde ele possa fazer a maior diferença, mas as rampas repetidas ainda podem funcionar bem para seu motor adequado para Ardennes.
No entanto, o contra-relógio de 48 km de duração da maratona pode ser um trecho muito longe para Pogačar, quando monstros de watt como Filippo Ganna, Remco Evenepoel e Stefan Küng estão no início.
Não importa quais sejam suas chances, Pogačar sem dúvida irá com tudo em sua busca pelo título mundial. Afinal, quem precisa de uma terceira camisa amarela quando você tem uma primeira camisa arco-íris?