O brasileiro Carlos Burle, bicampeão mundial de ondas grandes, protagoniza o novo vídeo da série “A Natureza está Falando”, uma campanha produzida pela Conservação Internacional no Brasil (CI-Brasil).
Dirigido pelo respeitado cineasta de surf Taylor Steele, Burle dá voz à onda no clipe que foi lançado em Saquarema (RJ) durante a etapa do Mundial da World Surf League (WSL) no Brasil.
Veja também
+ “Coach dos Marins”, Pablo Marçal é alvo de operação da Polícia Federal
+ Yago Dora brilha com nota 10 e conquista título de etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe
+ Sobrado de Alceu Valença, em Olinda, fica disponível no Airbnb
“A onda, expressão das emoções mais profundas da natureza, reflete na sua potência máxima um recado em forma de metáfora da nossa própria vida. Cabe a nós, surfistas de alma, transmitir e viver a essência dessa mensagem, entendendo a conexão com os oceanos e preservando-os. Para que o mundo viva em harmonia, precisamos entender que somos a natureza, somos oceano”, afirma o big rider.
Assista ao filme abaixo:
Os oceanos são a origem e o motor de toda a vida na Terra, mas as ameaças causadas pelo lixo, crise climática e sobrepesca estão levando a um aumento sem precedentes do nível do mar, ao aquecimento das águas e à perda da biodiversidade. Se não forem controlados, esses impactos terão consequências catastróficas que afetarão a capacidade de sobrevivência da humanidade.
Globalmente, há milhares de locais onde as ondas para o surfe coincidem com ecossistemas marinhos e costeiros biologicamente diversos e críticos para a conservação. Os recifes de coral, as florestas e os litorais dessas regiões sustentam os meios de subsistência das comunidades locais e precisam de proteção.
“Na Década dos Oceanos definida pela ONU e num contexto global de uma combinação de crises que impactam negativamente o bem-estar da sociedade (a crise climática e da perda de biodiversidade numa velocidade nunca antes vista), precisamos de abordagens inovadoras para conservar os ecossistemas marinhos. Precisamos garantir que esses lugares não se percam e ao mesmo tempo gerem renda para as comunidades que ali vivem. O surfe vem crescendo muito em popularidade no país e reservas de surfe tem capacidade de melhorar a vida das comunidades locais já que boas ondas tem o potencial de gerar até US$ 18 milhões por ano, segundo pesquisa da Surf Conservation Partnership. É nesse contexto que nasce o projeto”, destaca Mauricio Bianco, vice-presidente da Conservação Internacional no Brasil.
A série A Natureza está Falando inclui filmes que personificam diferentes elementos da natureza, – Oceano, Solo, Amazônia, Mãe Natureza, A Flor – narrados por alguns dos maiores nomes da cultura brasileira, entre eles Rodrigo Santoro, Gilberto Gil, Camila Pitanga, Maria Bethânia, Juliana Paes. Os filmes foram vistos mais de 100 milhões de vezes em todo o mundo em 10 idiomas.
Assista aos vídeos aqui.