Quatro décadas atrás, o pneu de ultra resistência Marathon ajudou a colocar a marca alemã Schwalbe no radar de ciclistas profissionais, amadores e urbanos. Agora, esse pneu de bike está mais uma vez impulsionando a marca, desta vez para fechar o ciclo de fabricação, criando um produto totalmente reciclado.
+ ONG lança prancha feita com lixo e água de esgoto
+ Você sabe calibrar os pneus da sua bike?
+ Os pneus da bike podem me proteger durante uma tempestade com raios?
O recém-anunciado modelo Green Marathon é, segundo a Schwalbe, o primeiro pneu de bike do mundo feito de pneus usados. O Green Marathon é feito de uma combinação de pneus recuperados de carros e bicicletas, e seu conteúdo de material reciclado e renovável é de 70%, diz a empresa.
Além disso, a Schwalbe diz que 100% da nova borracha natural no pneu vem de borracha negociada de forma justa, um programa em que a empresa paga € 0,50 a mais por quilo de borracha natural, cerca de um terço do preço de mercado, para garantir um melhor padrão de vida para seus fornecedores.
Mesmo com essas ações ambiental e socialmente responsáveis para fazer o pneu de bike reciclado, a Schwalbe diz que o Green Marathon e não sacrifica nenhuma qualidade do modelo Marathon tradicional.
“…o Green Marathon não compromete o desempenho de forma alguma e continua a liderar o caminho em proteção contra furos e quilometragem”, disse Frank Bohle, CEO da Ralf Bohle GmbH, empresa controladora da Schwalbe.
Uma atualização, no entanto, é no padrão da banda de rodagem, que a empresa de pneus chama de mais moderno e esportivo.
Como o esquema de reciclagem de tubos de bicicleta de oito anos de Schwalbe que acabou de chegar aos Estados Unidos este mês, o Marathon de Schwalbe é um exemplo de verdadeira reciclagem, transformando um produto totalmente formado de volta em seus componentes que, por sua vez, podem ser fabricados de volta ao produto original do qual esses materiais foram recuperados.
A reutilização de materiais para criar um pneu acaba sendo uma opção de economia de energia também. O estudo da Schwalbe sobre o Green Marathon aponta que ela precisa de 34% menos energia para criar do o Marathon padrão feito de materiais virgens.
Uma grande fonte dessa economia é a recuperação do negro de carbono no processo de reciclagem, que é reutilizado na fabricação do Green Marathon. Esta versão reciclada substitui o negro de carbono industrial derivado de fósseis, economizando 80% das emissões equivalentes de dióxido de carbono.
Outros componentes individuais do pneu também são mais ecológicos. O cinto de proteção contra furos GreenGuard é feito de um terço de látex reciclado e os outros dois terços de borracha de comércio justo. O aço do núcleo do talão também é reciclado.
A Schwalbe tem ambições de criar mais modelos de pneus reciclados no futuro, embora não haja planos públicos de quando isso pode acontecer ou quais modelos serão incluídos.
A marca está lançando o Green Marathon pelo mesmo preço do Marathon tradicional, um esquema de preços deliberado para não colocar um preço premium em opções ambientalmente melhores para os consumidores.