Nos dias 27 e 28 de maio, Brasília recebe a segunda etapa do circuito da Copa Brasil de Escalada. Disputado na modalidade Boulder, a competição acontecerá no ginásio UBT Escalada, na Asa Norte. As disputas, além de valerem pontos para o circuito e ranking brasileiro de escalada, também serão válidas pelo ranking centro-oeste de boulder.
+ Esse é o caminho da escalada brasileira rumo às Olimpíadas de Paris 2024
+ Escalada indoor: 3 exercícios para fazer um treino completo
A competição contará com 3 categorias: Principal, Amador e Infantil. Somente a categoria
Principal contará pontos para o ranking da Copa Brasil. Para ranquear é necessário estar filiado à Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE), na categoria principal, pelo menos 24h antes do início da etapa.
Para as categorias Amador e Infantil, a competição acontecerá no modelo festival, com 3
horas de escalada livre, nos mais de 40 desafios propostos pela organização. Cada desafio
vale pontos ao ser completado. Ao final do tempo regulamentar, a pontuação final de cada
atleta será a soma das 6 maiores pontuações obtidas.
Para a categoria Principal, as qualificatórias irão seguir o mesmo modelo de festival, mas os 6 melhores classificados avançarão para a final, que será disputada seguindo as regras oficiais da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC). Serão 4 desafios, que deverão ser escalados em um tempo máximo de 4 minutos cada. Ao final, o atleta com mais desafios finalizados, leva o título da etapa.
Alguns dos melhores atletas do país são esperados nesta etapa em Brasília. Felipe Pinto (GO), de apenas 18 anos, atleta destaque do Sub-20 da ABEE e finalista na primeira etapa em Belo Horizonte, promete brigar por um lugar no pódio da categoria principal. Iasmim de Queiroz, atleta “prata da casa” e campeã brasileira Sub-20 em 2021, é um dos destaques da categoria feminina.
O evento também espera revelar novos talentos com a categoria Infantil. Talentos como da
pequena Milena Martins, de apenas 11 anos. Natural de São Sebastião, DF, ela é atleta de uma das turmas do projeto de base da ABEE, sediada na UBT Escalada em Brasília. Atualmente Milena está buscando apoio para estar em todas as etapas válidas pela Copa Brasil e participar do Campeonato Brasileiro de Escalada Juvenil, em dezembro em Curitiba.
Copa Brasil de Escalada
A Copa Brasil de Escalada teve sua primeira edição em 2022, com 6 etapas disputadas em 5 estados diferentes. Realizada pela Associação Brasileira de Escalada Esportiva, em parceria com os ginásios de escalada sede, a Copa Brasil movimentou o cenário de competições de escalada no país. Organizadas em conjunto com rankings estaduais, categorias amadoras e infantis, as etapas criaram a oportunidade para muitos atletas disputarem sua primeira competição de escalada.
Já no seu primeiro ano a Copa Brasil de Escalada ficou elegível para o Bolsa Atleta, devido aos bons índices de representatividade alcançados. Para 2023 a grande novidade é a inclusão do circuito no cálculo do Ranking Brasileiro de Escalada, que é a base para definir os atletas da Seleção Brasileira da modalidade.