Uma equipe de resgate precisou entrar em ação para socorrer um cachorro ferido e exausto que subiu Scafell Pike, a montanha mais alta da Inglaterra, mas se recusou a descer.
O cão da raça akita e seus tutores escalaram com sucesso Scafell Pike (978m) no Lake District no último sábado (13).
Veja também
+ Canicross no Rocky Mountain Games: lições que só o seu cachorro ensina
+ Os cães que acompanharam exploradores em aventuras épicas
+ Depois de três anos, camping Vale dos Deuses é reaberto no Parque dos Três Picos
O problema começou na volta, reportou a equipe de resgate de montanha da cidade de Keswick. O cão estava exausto, ferido de alguma forma e “recusando-se a se mexer”.
Um pedido de ajuda foi feito por volta das 18h25 e 13 voluntários da equipe de resgate da montanha precisaram entrar em ação.
Eles finalmente se encontraram com o cachorro e seus donos, que estavam começando a sentir frio. Depois de deixar o cachorro confortável, eles o carregaram montanha abaixo em segurança em uma maca.
“Apesar de ser um cão bastante grande, com 33 kg, foi uma alegria carregar uma vítima relativamente leve”, disse um porta-voz da equipe de resgate. Ele “permaneceu legal, calmo e passivo”.
Depois que a equipe de resgate postou o incidente em sua página do Facebook, houve uma reação mista.
“Parabéns a todos os envolvidos, mas os donos do cachorro têm muito a responder.” “Os cães não devem andar nas colinas e a subida foi obviamente muito difícil”, disseram.
Isso levou a uma defesa espirituosa do cão sobre levar animais para caminhadas. “Sem julgamento, por favor”, disse uma pessoa, apontando que o cachorro pode estar cansado porque estava ferido.
“Ótimo trabalho”, disse outro. “Eu também tenho um akita americano e tudo o que posso dizer é que não estou nem um pouco surpreso. Cães muito independentes e teimosos e se eles dizem que basta, então é o suficiente.”
Outro relembrou o dia em que seu labradoodle de 32 kg “fez greve” no km 14 em uma caminhada costeira de 16 km em Anglesey. Eles acabaram chamando um táxi e precisaram desembolsar 35 libras (R$ 150).