Tour de France no paraíso


VIA PARADISÍACA: O Tour passará por estradas à beira do mar Mediterrâneo
(FOTOS: mommaandmax.files.wordpress.com)

Em outubro, nós falamos em nosso blog sobre as novidades prometidas para o Tour de France do próximo ano, que largará da Bélgica e passará por serras intermediárias.

Mas a organização da maior prova do ciclismo mundial mostrou que é bem rápida no gatilho, e já adiantou algumas novidades para 2013, quando o Tour de France vai comemorar sua centésima edição. Para celebrar a data, pela primeira vez a competição passará na paradisíaca ilha de Córsega, localizada no mar Mediterrâneo e administrada pela França. O anúncio foi feito nesta semana pelo diretor de prova, Christian Prudhomme.

Estão reservados à Córsega os três primeiros estágios do Tour 2013. O primeiro largará da cidade de Porto-Vecchio, ao sul da ilha, seguindo para os penhascos de Bonifácio até terminar ao norte, em Bastia.

O segundo, entre Bastia e Ajaccio, é a oportunidade para os escaladores darem as caras. Incluem passagens pelos "cols" de Bellagranajo (723 metros), de la Serra (807 metros) e de Vizzavona (1,163 metros). Aos últimos quilômetros estão reservados a dura subida ao monte Salario, que promete acirrar ainda mais a competição.

O último dia no paraíso é outro estágio montanhoso, com vários obstáculos: col de San Bastiano (415 metros), col de Lava (498 metros), col de Palmarella (374 metros) e col de Marsolino (443 metros).

Antes mesmo de o Tour chegar em território francês continental, tudo indica que a camisa amarela terá mudado de dono algumas vezes.

Estágios de 2013 do Tour de France na Córsega:
Sábado, 29 de junho: Porto-Vecchio – Bastia, 200 km
Domingo, 30 de junho: Bastia – Ajaccio, 155 km
Segunda-feira, 1 de julho: Ajaccio – Calvi, 145 km