Quando converso com amigos que não se sentem muito confortáveis no outdoor, a primeira coisa que escuto não é “como faço para acampar?”, mas sim “por que eu deveria acampar?”.
Sim, existem partes desagradáveis de estar ao ar livre, como chuva, mosquitos, e assim por diante, mas acampar também pode ser uma maneira relativamente acessível de viver uma aventura muito real.
Veja também
+ Regras de ‘etiqueta’ para usar equipamento de camping emprestado
+ Dicas para você caprichar nas refeições do camping
+ RMG 2023 fecha primeira etapa e já projeta crescimento para Atibaia
Se vocês me permitem ser sentimental: a maioria de nós passa grande parte de nossas vidas trabalhando, recuperando-se dessa rotina, comprando coisas e participando de atividades estruturadas. Afastar-se de tudo isso pode dar à sua mente uma pausa genuinamente preciosa.
Mas do que isso: há algo maravilhoso em estar na natureza, um ambiente cheio de vida, beleza e movimento – e que realmente não se importa com você. É uma oportunidade de apenas existir por um tempo. E acampar também é uma chance de se divertir com as pessoas de quem você mais gosta.
Por isso, separamos abaixo algumas dicas para tornar seu acampamento mais divertido.
Vá com quem você ama
Se você está procurando uma experiência introspectiva, definitivamente pode acampar sozinho. Mas, para a maioria de nós, é bom levar amigos ou familiares. Não importa se eles nunca acamparam antes. Reúna amigos legais que nunca se conheceram, mas que com certeza se dariam bem. O tempo se expande quando você está acampando; você pode se aproximar muito mais de seus amigos e entes queridos em uma noite ao ar livre do que na mesma noite em casa.
Encontre um camping interessante
Existem muitos campings que são basicamente pedaços de terra nos arredores de uma cidade – ou até mesmo um gramado ensolarado próximos a fileiras de trailers. Embora esses acampamentos sejam bons se você só precisa de um lugar para armar sua barraca para a noite, eles não são necessariamente divertidos. O que você deseja, para diversão máxima, é um acampamento que seja um destino em si. Isso significa trilhas, lagos, rios, praias – lugares próximos que vão te dar algo para fazer.
Largue seu telefone
Este pode ser a dica mais difícil, mas é uma das mais importantes. Se você puder deixar seu telefone em casa para o fim de semana, seria fantástico. No mínimo, tente definir com antecedência sobre como você usará o telefone ou não. Tirar fotos e enviar mensagens de texto com informações importantes é uma coisa; passar horas nas redes sociais é outra. Não há regras rígidas sobre isso; se você tem insônia e rolar a tela sem pensar o ajuda a dormir à noite, não se culpe por isso. Mas, como regra geral, quanto mais você conseguir se afastar da vida digital, mais gratificante será sua experiência.
Dicas para um acampamento divertido: não se estresse com seu equipamento
Se você estiver de carro – ou seja, dirigindo até o acampamento em vez de caminhar até ele – não precisa se preocupar com o peso do seu equipamento; você pode considerar opções de baixo custo (que tendem a ser mais pesadas) e reaproveitar itens de casa. Um colchão de R$ 400 é mais luxuoso do que um de R$ 50? Claro. Mas você não precisa que seu equipamento seja o melhor; você só precisa que seja bom o suficiente. Isso significa uma barraca espaçosa e à prova d’água, um repelente de insetos eficaz, camadas extras de roupas e um saco de dormir (ou cobertores) que pecam por serem muito quentes. Se sua intenção é se tornar um profissional do camping e / ou puder pagar, encontrará infinitas opções de equipamentos sofisticados – mas a maioria dessas coisas são brinquedos, não necessidades… E se estressar com dinheiro não torna a viagem mais divertida.
Planeje suas atividades
Se o seu acampamento for o destino em si, ele já pode ter atividades legais como aluguel de caiaques, trilhas para caminhadas, todas essas coisas boas. Mas o tempo passa de maneira diferente quando você está ao ar livre – e quando não está usando o telefone – e você pode descobrir que ficou sem planos e ainda não é nem a hora do almoço. Se você estiver acampando com amigos, peça a cada pessoa que traga uma atividade ou um jogo surpresa. Ou opte pelo simples e leve cartas de baralho, livros, papel e lápis e um frisbee. Projete uma caça ao tesouro. Em um dos meus acampamentos favoritos, um amigo fez cartelas de bingo para cada pessoa com uma série de desafios personalizados. Se você tem filhos na viagem melhor ainda, mas a verdade é que não precisa ser criança para abraçar uma boa brincadeira.
Coma bem
Tudo tem um gosto melhor quando você está acampando – e provavelmente você ficará com mais fome do que o normal. Traga muitos lanches; mesmo se forem guloseimas que você normalmente não comeria em casa. A internet oferece infinitas inspirações de comida de acampamento, mas você também pode comer refeições frias, como sanduíches, ou simplesmente assar cachorros-quentes no palito. Certifique-se de trazer um cooler com gelo e suas bebidas favoritas.
Dicas para um acampamento divertido: você não precisa fazer tudo certinho
Surpreenda-se. Se você planeja caminhar pela manhã, mas acaba sentado perto da fogueira contando histórias até a tarde, isso é incrível. Se você não gosta de cozinhar, leve comida semipronta ou dirija até um restaurante próximo – ou coma pipoca no jantar. Se você não estiver confiante em suas habilidades de iniciar o fogo, traga um fogareiro. Se os membros do seu grupo tiverem interesses diferentes, você pode se separar deles e voltar mais tarde. Conte histórias de fantasmas ou não, beba ou não, abandone sua barraca e durma sob as estrelas, cochile ao ar livre e rasteje para dentro de sua barraca às 2 horas da manhã… Parte da beleza do ar livre, do acampamento, é que você está fugindo das expectativas de outras pessoas. É uma oportunidade perfeita para praticar o desapego.