RMG 2023: Sandra Oliveira é bicampeã dos 42km em Campos do Jordão

Jade Rezende
Direto de Campos do Jordão

Sandra Oliveira conquistou o bicampeonato da prova de Trail 42k em Campos do Jordão. Foto: Jade Rezende/Go Outside
Sandra Oliveira conquistou o bicampeonato da prova de Trail 42k em Campos do Jordão. Foto: Jade Rezende/Go Outside

Representante da Equipe Runners 42k, Sandra Oliveira conquistou neste domingo o bicampeonato da prova de Trail Run 42k em Campos do Jordão, ao completar o trajeto de maratona na trilha com o tempo de 5:45:59.883. A atleta foi também a vencedora desta prova na etapa 2022 do Rocky Mountain Games na Serra da Mantiqueira.

Confira todos os resultados do Rocky Mountain Games 2023 aqui

Visivelmente emocionada ao cruzar a linha de chegada, Sandra dedicou a vitória ao filho Gustavo que tem autismo. “Amanhã (2/4) é Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A prova fluiu e eu comecei a pensar nele. Essa corrida foi pra ele.”

Os desafios de criar um filho no espectro do autismo também são encarados por Tatiane Coutinho que completou a prova em 5o. lugar. “É uma luta diária. É uma missão incrível que Deus deu pra gente: toda a correria da semana com terapia, e no fim de semana ainda encontrar força pra correr.”

Melhora na marca

A prova deste sábado também representou uma melhora impressionante na marca conquistada por Sandra. Em 2022 ela completou o trajeto em 6:20:01.698. Para este ano, a atleta conseguiu reduzir seu tempo em 35 minutos. “Eu me preparei melhor e fiz a prova mais focada. Eu me emociono, mas eu fiz pra ele (Gustavo). A prova toda foi pensando nele. Nem estava pensando em primeiro lugar. Isso foi consequência”.

Segunda colocada este ano, Lídia Simões (Birutas do Trail) completou o trajeto de maratona pelas trilhas de Campos do Jordão em 6:00:28.756. Franciele Antero (Time Carlos Venturini) ficou em terceiro lugar com o tempo de 6:01:02.965.

A quarta colocação foi para Larissa Roscoe (Bita Esportes) que conquistou a marca de 6:26:06.127. O pódio feminino fechou com Tatiane Coutinho (MV Runners Brasil) que completou o percurso em 7:29:17.685.

Domingo

A primeira etapa do Rocky Mountain Games 2023 continua no domingo. O dia seguinte é predominantemente do pedal. Os Graveleiros subirão em suas bikes híbridas para 40km de um percurso divididos entre terra e asfalto logo às 7h. O tradicional Mountain Bike vai testar a habilidade, resistência e equilíbrio dos ciclistas em provas de 25km e 50km.

A única corrida do dia é uma subida cascuda, com 4km reservados aos atletas do Uphill. Repetindo o roteiro do sábado, a partir das 12h30 entra em cena o Show da Crazed Country Rebels.

Próximas Etapas

Diferentemente da temporada 2022, Atibaia e Campos do Jordão invertem a ordem no circuito Rocky Mountain Games neste ano. “A ideia é aproveitar melhor as condições de cada região. Desta forma, a nossa caravana seguirá para a Serra da Mantiqueira no outono ao invés do inverno”, explica Andrea Estevam, diretora executiva da Rocky Mountain Sports Content.

Com essa novidade de calendário, as etapas seguintes do maior festival de esportes e cultura de montanha do Brasil serão em Atibaia, entre 20 e 21 de maio; e Juquitiba, dia 26 agosto, confirma a Rocky Mountain Sports Content, organizadora do circuito que chega à terceira temporada.

O Rocky Mountain Games é uma realização da Rocky Mountain Sports Content, com apoio de Mynd e cerveja Patagonia.